Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Medidas Preventivas Contra a Tuberculose Bovina

A tuberculose bovina causa lesões nos animais, em diversos órgãos e tecidos, como pulmões, fígado, baço e até nas carcaças, além de ser transmissível aos homens.

Dependendo da fase da infecção, os animais podem exibir emagrecimento acentuado e tosse. Entretanto, na grande maioria das vezes, a doença não é perceptível aos produtores. No homem, a tuberculose é contraída a partir da ingestão ou manipulação de leite contaminado, além da inalação de perdigotos (aerossóis) de bovinos infectados, desenvolvendo a tuberculose pulmonar. 

A doença vem causando diversos prejuízos aos pecuaristas, dentre eles a queda na produção de leite. Em casos avançados de tuberculose, há a contaminação da carne. Outra perda relevante refere-se à condenação de carcaças com lesões de tuberculose no abatedouro. 

É preciso, portanto, que o produtor adote algumas medidas preventivas, já que não existe vacina nem tratamento para a doença. Uma delas é o produtor adquirir apenas animais negativos ao teste intradérmico para tuberculose.  Outro procedimento faz parte do controle da tuberculose bovina mediante a normativa do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, com a identificação e eliminação de animais infectados.

Sendo assim, nas propriedades em que for diagnosticada a tuberculose, o proprietário deve fazer o teste nos animais, e contar com a presença de um médico veterinário habilitado, o qual efetuará a marcação na cara dos animais positivos, efetuar a notificação à defesa sanitária e o descarte dos mesmos, em até 30 dias, segundo a legislação vigente.

 

Veja técnicas de primeiros socorros para bovinos que auxiliam no diagnostico da doença. Clique aqui.

Fonte: Embrapa

Artigos

Bovinos

Clínica Médica

Curiosidades

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.