Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Suplementação mineral garante melhor desenvolvimento dos gados

A deficiência de sais minerais nas pastagens brasileiras, e de outros países com clima tropical, vem preocupando os criadores de gado em todo o mundo por ocasionar baixas produtividades, ou seja, perda de peso e produção de leite.

É que ao se alimentar destas forrageiras, que dependem de fatores como água, clima e solo, os quais muitas vezes não favorecem a qualidade do mesmo, os animais não encontram todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento pleno.

A maioria dos solos destas regiões possui baixa fertilidade, com excesso de substâncias que formam compostos insolúveis para as plantas e com deficiências de minerais.

Desta forma, é preciso que o produtor planeje um programa de nutrição mineral complementar, com vistas a uma melhor produtividade de seu animal, sobretudo o gado de leite, mais exigente quanto a isso do que o gado de corte

Os minerais são substâncias de grande valia para os animais, sendo responsável pela formação dos músculos e ossos e indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Mas atenção: tanto a falta como o excesso de minerais pode ser um problema.

Por isso é muito importante que o produtor conte com um profissional capacitado para que essa quantidade seja dosada para o dia-a-dia.  

Os principais sintomas da baixa quantidade de sais minerais no organismo dos animais são o cansaço, baixa imunidade, muito apetite ou redução do apetite, anomalias nos ossos, baixo desenvolvimento e fertilidade, dentre outros.

 

O manejo nutricional desses animais conta com formulações de dietas adequadas a suas necessidades, seja ele gado de corte ou gado de leite. Saiba mais.

Fonte: Embrapa

Áreas

Bovinos

Clínica Médica

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

  • Júlia - 06:16:01 12/08/2016

    Sempre surpreendentes.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.