Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Babesiose Equina

A Babesiose equina é causada pela picada do carrapato, que transmite o protozoário (Babesia Equi e Bebesia Caballi) para os animais. A manifestação da doença, que também recebe o nome de nutaliose ou piroplasmose equina, ocorre de 5 a 30 dias, com o portador da enfermidade apresentando fortes febres, anemia, cansaço e até mesmo sangue na urina.

A enfermidade vem causando queda no desempenho, perda de peso, e, consequentemente, prejuízos para os criadores, principalmente dos cavalos de competição.  Estes muitas vezes são impedidos de competir em outros países, por conta das restrições impostas por órgãos sanitários.

Parte dos animais manifesta o retorno da doença durante toda a vida, em virtude das baixas taxas de anticorpos, causadas principalmente por estresse ou outras doenças que contribuem para esta queda. Casos mais avançados podem inclusive culminar com a morte do animal.

Há casos em que a doença atinge animais em gestação, se manifestando geralmente nos últimos meses, podendo causar infecções no útero e até mesmo abortos ou potros natimortos.

A melhor maneira para se detectar a presença da Babesia é através do exame laboratorial das amostras de sangue do animal. Já o tratamento, baseado nos resultados dos exames, é realizado com anti-protozoários, vitaminas do complexo B12 e que impulsionam a produção de hemácias.

Como método de prevenção, o criador deve contar com a presença de um médico veterinário e estar atento a qualquer sinal de manifestação que o animal apresente de diferente.

 

Entenda como diagnosticar esses tipos de enfermidades e atualize seus conhecimentos na área. Saiba mais.

Fonte: Portal do Equino

Áreas

Clínica Médica

Equinos

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.