Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Influenza Equina

Considerada uma doença altamente contagiosa e a principal responsável por desencadear alterações no trato respiratório dos equinos.

A influenza equina atinge animais de todas as idades e é contraída por inalação, ou seja, o vírus geralmente está no ar, causando infecção pulmonar. Outra forma de contágio está através das secreções, sendo que em potros com bom baixa imunidade, a doença pode matar em até 48 horas.

É fator de risco o grande número de animais aglomerados, principalmente quando alguns destes chegam transportados de outras regiões.

Muito comum nas Américas e Europa, tem como sinais mais claros a tosse, febre, secreções em demasia, depressão, características semelhantes a outras doenças respiratórias, o que pode proporcionar a dúvida na identificação da doença.

O diagnóstico pode ser realizado via exames laboratoriais para a verificação da incidência do vírus. Já o tratamento mais comum passa pelo repouso absoluto, antibióticos e anti-inflamatórios, boa alimentação e isolamento dos animais contaminados, para o controle da doença. Isso além de um bom monitoramento, que deve ser realizado por um médico veterinário.

A melhor prevenção contra a influenza equina é por meio da vacinação em dia, cuja imunidade pode durar até um ano. Animais mais novos precisam ser criados com o colostro, que irá fornecer uma importante capacidade de imunização. 

Amplie seu conhecimento sobre o assunto e saiba os principais métodos aplicados no tratamento dessa enfermidade. Confira aqui.

Fonte: Equinocultura

Áreas

Clínica Médica

Equinos

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.