Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Cetose em vacas leiteiras está relacionada a erros nutricionais

A Cetose é uma doença ocorrida em vacas leiteiras, principalmente no período entre o final da gestação e início da lactação, e que vem causando perdas financeiras expressivas em criações do gênero em todo o mundo.

De caráter metabólico, a enfermidade atinge a produção de leite, diminuindo sua oferta, além de ocasionar perda de peso nos animais e apatia, como sinais mais visíveis. São também observadas mudanças de comportamentos anormais, por conta dos distúrbios neurológicos, como andar em círculos ou lamber em demasia os objetos próximos.

Além da baixa produção, a doença provoca ainda deslocamento de abomaso, distúrbios no fígado, mastite e estresse no animal.

A origem da doença está relacionada a erros nutricionais na fase citada, sendo que o organismo do animal passa a tentar repor energia por outros meios, comprometendo a saúde como um todo. É possível evitar a doença por meio de uma atenção especial à nutrição nesta fase de lactação, inserindo alguns aditivos especiais que podem ser orientados por um veterinário especializado em nutrição.

O diagnóstico se dá por meio da anamnese, além da verificação do cheiro forte do hálito e urina do animal, sendo que a prevenção passa pelo manejo nutricional adequado. Já o tratamento passa pelo fornecimento de complementos nutricionais, glicose, tranquilizantes e corticosteroides.

O manejo nutricional adequado faz toda diferença no processo de desenvolvimento do animal e o investimento em conhecimento nessa área é essencial para que os produtores tenham um retorno viável de sua produção e garantam o bem-estar do animal. Confira aqui.

Fonte: Saúde Animal

Áreas

Bovinos

Clínica Médica

Notícias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.