Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Olhos vermelhos no pet é sinal de alerta

Os olhos vermelhos no pet é um sinal de alerta de que algo está errado, não é mesmo?

E, provavelmente você já presenciou essa anomalia algumas vezes e ficou se perguntando o que poderia ter causado o problema.

Então, essa vermelhidão pode ser o sintoma de algum tipo de infecção ou incômodo nos olhos que causa a irritação na região.

Assim como nos humanos, a região ocular dos cães e gatos é bem sensível e merece um pouco de atenção.

Continue com a gente e saiba como identificar os problemas e quais medidas podem ser adotadas.

Principais sinais de problemas oculares

- olhos vermelhos (vermelhidão);

- secreção;

- prurido (coceira);

- olhos fechados ou piscando excessivamente;

- desorientação ou insegurança;

- mudanças no aspecto dos olhos, como o aumento de volume do globo ocular.

É importante que o dono do animal fique atento a esses sinais, pois em alguns casos, podem ser indícios de um problema mais grave.

Olhos vermelhos em cães e gatos

Cães e gatos podem apresentar vermelhidão nos olhos por diversos motivos, desde problemas que envolvem as estruturas do próprio bulbo ocular ou dos tecidos adjacentes, até doenças mais graves, inclusive sistêmicas.

O sinal geralmente está associado a algum tipo de inflamação ocular como ceratites e cerato-conjuntivites. Mas também podem ser consequência de um glaucoma, catarata, doença orbital, trauma, hemorragias, uveítes e lesões na córnea.

Algumas raças de cães e gatos têm predisposição a doenças oftálmicas específicas, que podem ser congênitas (de nascimento) ou adquiridas. Cães jovens das raças Shar-Pei, Bulldog, Rottweiler, Chow Chow, entre outras, frequentemente desenvolvem alterações de conformação das pálpebras, que requerem tratamento cirúrgico.

Outra afecção comum em animais jovens que têm indicação cirúrgica é o prolapso da glândula da terceira pálpebra, que surge como uma bolinha vermelha no canto interno do olho e pode resultar em desconforto e secreção ocular excessiva.

Medidas e cuidados que podem ser adotados nos casos de problemas oculares

É importante procurar um médico veterinário, logo que notar a alteração nos olhos do pet.

As diferentes causas do aparecimento de vermelhidão nos olhos precisam de atenção e cuidados especiais, pois algumas delas, se não tratadas rapidamente, podem levar até mesmo à cegueira. Sempre que o proprietário observar algum incômodo por parte do animal e, principalmente, se não houver causa aparente, é aconselhável levá-lo imediatamente ao médico veterinário especialista em oftalmologia, que vai recomendar o tratamento mais adequado.

Alguns cuidados podem ser adotados pelos proprietários com o intuito de evitar e amenizar os problemas como, por exemplo, a higienização dos pelos, limpeza da região ocular, evitar o uso objetos (brinquedos) pontiagudos, visitas de rotina ao veterinário, dentre outros.

Os casos de problemas oculares em pequenos animais são cada vez mais recorrentes em clínicas e hospitais veterinários e estar preparado para atuar com as mais diversas situações é o diferencial do médico veterinário.

Garantir a qualidade de vida dos pets é mais que essencial e para isso é necessário um amplo conhecimento e cautela para resultados positivos.

Quer ficar ainda mais por dentro das enfermidades em pequenos animais e as principais técnicas de diagnóstico?

Então dê uma conferida em um super conteúdo: Ultrassom Veterinário - 10 Técnicas de Diagnóstico em Pequenos Animais

Pensando sempre em qualificação profissional, confira só esse mega evento que traz muita capacitação e uma grande imersão em conhecimento para você, médico veterinário se destacar no mercado: Colônia de Férias de Capacitação na Área da Medicina Veterinária

 

Áreas

Clínica Cirúrgica

Clínica Médica

Curiosidades

Cursos

Destaques

Notícias

Parceiros

Pequenos Animais

Tecnologias

ULTRASSOM VETERINÁRIO: 10 Técnicas de Diagnóstico em Pequenos Animais
Deixe seu comentário:

Comentários

  • Revista Veterinária - 14:17:38 17/05/2018

    Bianca, olá!Pode ser uma simples alergia ou alguma irritação sem sinais evidentes. Seria bom leva lá ao veterinário para uma avaliação, por questão de segurança.
  • Revista Veterinária - 14:15:37 17/05/2018

    Olá Sonia!A queda de pelo pode está relacionada a algum quadro de dermatite, já os olhos vermelhos podem se resultados de diversos fatores internos e até mesmo externos. Procurar um veterinário para avaliar seu animalzinho é o melhor a se fazer no momento.
  • Bianca - 17:16:26 15/05/2018

    Boa tarde, minha cachorrinha está com os olhos vermelhos já tem um tempo... umas 3 semanas. Mas não tem mais nada, está tudo normal. Nenhuma irritação aparente. Devo me preocupar?
  • sonia - 23:06:17 12/05/2018

    meu cachorro esta perdendo mt pelo, e tem o olho vermelhado poque isso ?
  • Revista Veterinária - 15:33:27 11/05/2018

    Olá July! Para informar o procedimento correto a seguir você deverá levar seu cachorro ao veterinário para avaliação e diagnóstico do possível problema.
  • July - 22:08:25 09/05/2018

    Boa noite,meu cachorro está com,o a parte branca do olho em volta da pupila, está pouco visível,mas estou preocupada o que devo fazer?
  • Revista Veterinária - 14:10:20 02/05/2018

    Júlio! Pode ser sinal de uma simples alergia, mas para garantir a saúde do animal é legal leva ló ao veterinário para uma avaliação.
  • Julio Fernandes - 07:40:40 30/04/2018

    O meu cachorro está com os olhos vermelhos pela primeira vez ,mas sem remela o q devo fazer . Obr
  • Revista Veterinária - 16:27:21 27/03/2018

    Olá Mirela! É necessário uma avaliação para mais detalhes. Leve sua cachorrinha ao veterinário, assim ele te passará todas as informações.
  • Mirela Braga - 15:37:08 26/03/2018

    Minha cachorra está com o olho vermelho e a pupila esta meio para o lado ela está com muita dor e quando abre a boca chora oque pode ser?
  • Revista veterinária - 16:01:07 14/03/2018

    Olá Brenda!Antes de começar a ministrar medicamentos o ideal é a avaliação do profissional veterinário para concluir o motivo da reação e o melhor meio de tratamento.
  • Brenda Lara - 19:59:26 13/03/2018

    Minha cachorra está com um olho vermelho a dois dias mas é só um olho o outro não ja estou pingando colírio e nada resolve, o que pode ser isso?
  • Revista Veterinária - 14:00:41 05/03/2018

    Olá Dayana!Leve seu cachorro ao veterinário o mais rápido possível para avaliação, assim você poderá tratar da melhor maneira seu animalzinho.
  • Dayana Fernandez - 15:21:16 03/03/2018

    Meu cachorro esta começando a ter olhos vermelhos cataratas não sei mais estão vermelhos o que eu faço?
  • Revista Veterinária - 13:44:15 22/02/2018

    Gloria, o ideal é a avaliação de um profissional especializado em oftalmologia. Assim ele poderá passar o melhor tratamento para o problema.
  • gloria ribeiro - 14:42:02 21/02/2018

    minha cadelinha def começou a revelar olho direito o veterinário disse era devido uma infecção uterina....aquilo era pus saindo..deu antibiótico e colírio agora apresenta o preto do olho ficou turvo comum colorido vermelho um preto outro vermelho tudo globo ocular todo parece cozido......o que é isso?
  • Revista Veterinária - 10:57:58 29/01/2018

    Olá Nicole!!Procure um profissional veterinário em sua região para avaliar o caso clínico do seu animal e te passar as informações corretas. São diversos fatores que podem desencadear esse sinal e é necessário ficar em alerta.
  • Revista Veterinária - 10:38:41 29/01/2018

    Olá Tathiane!Fique atenta na rotina do seu animal. Em muitos casos pode ser alergia a algum produto, objetivo ou até mesmo alimentação. Mas para garantir o que realmente pode estar provocando esse problema é ideal que o seu cãozinho seja avaliado por um médico veterinário.
  • Nicole - 21:18:24 19/01/2018

    como eu faço o meu cachorro esta com o olho muito vermelho e ele esta muito fraco não sei mais oq fazer
  • tathiane lopes - 18:06:05 18/01/2018

    os olhos da minha cachorra sempre estão vermelhos.? o que pode ser?
  • Revista Veteriária - 14:45:54 11/12/2017

    Olá Maria Eduarda!Seria bom leva-la para uma avaliação veterinária. Pode ser que não seja nada grave, porém é ideal uma avaliação para confirmação.
  • Maria Eduarda - 16:16:26 08/12/2017

    Olá! Minha shih tzu está com 48 dias e hoje eu notei que o cantinho do olho direito dela está vermelho. Pode ser algo sério?
  • Revista Veterinária - 11:07:47 05/12/2017

    Olá Paulo!É complicado dizer o que possa ser sem avaliação completa do animal. Mas procure por profissionais amplamente capacitados no assunto em questão.
  • Revista Veterinária - 11:03:34 05/12/2017

    Vanessa bom dia!Seria necessário outros exames para comprovação. É interessante que você procure um profissional veterinário especializado em oftalmologia para avaliar o problema.
  • Revista Veterinária - 10:59:24 05/12/2017

    Olá Mariah!Seria necessário a avaliação de um profissional capacitado em oftalmologia veterinária, vários motivos podem desencadear a vermelhidão nos olhos dos cães, desde casos mais simples até os mais complexos.
  • Paulo - 22:55:53 04/12/2017

    A minha cachorra sempre teve os olhos vermelhos chegamos a levar no oftalmo e ele disse que não era pra se preocupar do que agora ela perdeu a visão ficou cega dos dois olhos..minha pergunta o que devo fazer se e que se tem alguma coisa pra se fazer ainda mas gostaria de tentar pra ver se ainda tem jeito fizemos até tomo com contraste e não deu nada tem outros exames que também não deram nada de anormal ...ela ficou cega já tem uns 3 meses mudou o comportamento e está tomando uns remédios gostaria de saber a opinião de vcs desde já agradeco
  • Vanessa - 20:53:41 04/12/2017

    Não sei mais o que fazer. Já faz uma semana que meu cão Coker de 5 anos esta com os olhos muito avermelhados e febre. Durante um dia inteiro ele vomitou e fez coco mole. Levei no Veterinario e foi feito o exame de sangue e não deu nenhuma alteração em nada. E só estou colocando o colírio. Mais ainda não esta resolvendo.
  • mariah - 16:58:21 02/12/2017

    minha pitibull está a alguns dias com os olhos vermelhos eu coloquei colírio e acalmou. mas depois de uma semana voltou novamente o q eu faço?
  • Revista Veterinária - 09:09:42 13/11/2017

    Olá Tata!É um caso delicado, sendo necessário a avaliação de um profissional veterinário para garantir os melhores procedimentos que devem ser adotados.
  • Revista Veterinária - 09:06:17 13/11/2017

    Olá Josiara! É essencial que procure um médico veterinário especializado na oftalmologia de pequenos animais. Não tome atitudes por conta própria isso pode piorar o quadro do seu animal. É ideal a avaliação de um profissional.
  • Tata - 10:53:01 10/11/2017

    Minha cadela acabou de dar a luz logo a seguir o olho esquedo ficou vermelho e com muitas remelas saindo ela muitas vezes nao consegue abrir o olho aonde morro nao fazem consulta ao domicilio e levar ao veterenario e complicado com 9 crias podem ajudar
  • Josiara - 16:04:01 31/10/2017

    Oi meu gato está com o olhos vermelhos e guase fechando sendo que era um que estava agora o outro também está o que devo fazer ,me ajudem por favor
  • tatiane gomes de lima - 14:25:26 15/09/2017

    cuida
  • Revista Veterinária - 17:36:26 09/08/2017

    Boa tarde pessoal!O ideal é que leve o animal ao veterinário para avaliação. Somente através do diagnóstico será possível passar o tratamento adequado.
  • Daniel - 18:24:10 08/08/2017

    Meu chorro ta com os olhos vermelho oq devo fazer ?
  • Fábio Veloso - 17:43:51 08/08/2017

    Oi minha cadelinha está com os olhos bastante vermelhos e n consegue nem abrir . Persebese q está ardendo gostaria de saber se tem algum colírio p eu possa usar sei q o recomendado e levar ao veterinário mais estou desempregado eu e minha esposa e tenho 3 filhos na situação difícil sem condições de pagar um veterinário.
  • Daniel - 11:26:30 05/07/2017

    Meu cachorra está com um dos olho vermelho ela tem 13 anos o que fazo levo ela . Vo leva hoje msm ela tá com muita cecresao mas é só em um.olho
  • Thalya - 19:02:46 20/05/2017

    O olho da minha cachorra está igual o da imagem e eu não sei o porque. Eu sai e quando voltei estava assim e ela não apresentava nenhum desses sintomas, simplesmente apareceu.
  • Elizabeth - 16:38:02 14/05/2017

    O meu pet está com olhos ( parte onde escorrem as lagrimas) e parte da boca avermelhado. Um veterinário disse que talvez fosse sinal caracteristico da comida em sachê. Mas sempre comeu e agora que apareceu com esses sinais clínicos. O que você sugere de diagnóstico?
  • Revista Veterinária - 15:44:17 10/02/2017

    Olá Aldacir, o ideal é que você leve seu animal a um profissional veterinário especializado em oftalmologia, esse te indicará o procedimento correto a seguir.
  • aldacir - 17:24:06 07/02/2017

    meu cão da raça beagle tem um olho na parte branca vermelha ja levei ao vet elem mandou colocar um colirio estou usando mas ainda esta vermelho que devo fazer?
  • graça veiga - 22:40:13 17/05/2016

    meus dois cães estão com o globo ocular muito vermelhos e sem uma rezão aparente. O que vem a ser? Como posso tratar em casa, uma vez que não tenho recursos para levá-los ao veterinario?
  • Mônica Almeida - 00:19:16 10/05/2016

    Meu cão teve febre e está com os olhos muito vermelho e percebo que o encomoda muito...Será que é da febre? Dei dipirona e a febre passou e agora ele comeu mas os olhos estão muito vermelho
  • Mônica Almeida - 00:18:45 10/05/2016

    Meu cão teve febre e está com os olhos muito vermelho e percebo que o encomoda muito...Será que é da febre? Dei dipirona e a febre passou e agora ele comeu mas os olhos estão kuuto feliz
  • suzana alves - 10:29:05 09/04/2016

    meu cachorro está assim o que eu faço doutor?
  • reinaldo de oliveira novais - 20:45:20 23/03/2016

    ola tenho um pittbull ele esta com os olhos piscando e vermelho ja coloquei tobrex e não adiantou nada o que fasso
  • raquel iavorki - 20:51:17 12/11/2015

    meu gato esta na tempo do sil ;mais ele saiu de casa e logo depois volto com a parte de baixo do olho .avermelhado e com enflamasão o que pode ser
  • grazielle lopes - 21:08:10 01/11/2015

    meu cachorrota com os olhos vermelhos e emagrecendo o que pode ser?o que devo fazer nessa situação
  • jaime - 19:50:30 09/10/2015

    ola boa noite, gostaria que algun de vcs pudessem me informar o ocorrido, a mais de 20 dias meu cachorro esta com vermelhos nos olhos, fui ao veterinario e ele me indicou que, a pele do olho dele esta inflamada e necessita de cirugia , mais, o mesmo me indicou um colirio, e ja esta diminuindo o vermelho dos okhos dele, agora estou nesta indecisao, cirurgia ou nao, pois meu cachorro ja esta com idade avamçada, e tenho medo de perder meu melhor amigo.
  • Zefanias - 06:10:56 21/08/2015

    Por favor, digite o seu comentário aqui ...Meu cão esta com olhos vermelhos mas é forte e bom mas os olhos sempre vermelhos e tem raiva
  • Tatiana - 21:30:49 10/08/2015

    Muito boa informação
  • Emerson Guido - 15:25:06 10/08/2015

    Olho direito do meu cão está vermelho já fazem mais de dois mese levei ao oftalmologista ele colocou na receita dois colírios o predefort e trusopt o predefort o veterinário mandou suspender o trusopt eu contínuo colocando nos dois olhos três vezes ao dia meu cão vai fazer usg ocular bilateral para avaliação intraocular dia 14/08/2015 e só depois levo a ultrassonografia novamente no veterinário para avaliação.
  • júnior - 19:03:35 10/07/2015

    Meu cachorro e da raça labrador ele esta com um ano de vida, o olho dele esta muito vermelho e que pode ser? ?
  • Marisa - 10:59:59 30/03/2015

    O q se deve dar ao animais caso isso apareca?

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.