Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Tétano - Cavalo de pau

O tétano equino é uma doença infecciosa causada por bactéria, e que encontra nas lesões ou feridas a forma mais comum para entrar no organismo do animal.

Essa enfermidade se manifesta nos animais através de rigidez muscular, protrusão da 3ª pálpebra, orelhas em tesoura, patas abertas e tesas como um cavalete, narinas dilatadas, espasmos, suores constantes, lentidão para comer e se locomover, dentre outros sinais.

Tais características sintomáticas se devem ao caráter altamente tóxico da bactéria, que pode se ambientar no chão ou estercos, e também atingir seres humanos, causando sintomas semelhantes.

É muito importante que os sinais sejam reconhecidos o quanto antes, já que o animal pode vir a apresentar quadro clínico crônico, se não for devidamente tratado.

O tratamento pode ser muitas vezes variado, sendo que geralmente passa pelo uso de antibióticos, penicilina, dentre outros. Estes devem ser prescritos somente por um profissional capacitado da medicina veterinária.

A melhor forma de combate à doença é através da prevenção, ou seja, vacinação em dia, utilização do soro antitetânico caso o animal se ferir, evitar que a ferida do animal entre em contato com terras, estercos e ambientes sujos.

O tétano é considerado uma das principais enfermidades provinda da negligência dos proprietários em relação à saúde do animal, sendo que muitas vezes por simples medidas de higienização esse empecilho pode ser evitado.

Dessa maneira é sempre bom estar antenado sobre as principais formas de diagnóstico e tratamento, proporcionado assim um melhor atendimento ao animal em relação a essa e outras doenças rotineiras na criação de equinos. 

O primeiro atendimento faz toda diferença! Então venha ampliar seu conhecimento sobre o assunto. Confira.

Fonte: Equipe Revista Veterinária

Áreas

Clínica Médica

Curiosidades

Cursos

Destaques

Equinos

Notícias

Parceiros

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.