Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O que é ecografia?

A ultrassonografia como método complementar de diagnóstico por imagem é, sem dúvida, um dos mais importantes avanços obtidos nos últimos anos pela medicina veterinária. Facilitando consideravelmente a vida dos profissionais, de modo a otimizar os tratamentos e contribuir para aumentar a expectativa de vida dos animais. 

Mas qual tecnologia está por trás deste equipamento que vem fazendo a diferença? Trata-se da do “eco”, ou “ecografia”, técnica que tem como objetivo obter imagens das estruturas internas e imperceptíveis a olho nu. Isso ocorre por meio de uma peça denominada transdutor, que emite a vibração sonora, imperceptível para nós humanos.

A informação é gerada quando é encontrado pelo caminho um tecido ou líquido, que retorna ao transdutor. Este, por sua vez, por meio de seus captadores, transmite a informação para a tela de um software.

Através do aparelho é possível verificar a ocorrência de lesões variadas, em diferentes órgãos, ou mesmo anomalias gerais nas estruturas, como fígado, baço, próstata, útero, ovários, dentre outras.

A técnica de ecografia, que merece ser destacada pelo seu uso mais comum para a obtenção de informações sobre a gestação, tem também o seu formato específico voltado para o sistema cardiovascular. Sendo assim, a ecocardiografia permite a visualização de toda a estrutura do coração, como válvulas, paredes e demais detalhes.

Podemos ainda citar outras múltiplas possibilidades de uso, como a avaliação do sistema músculo esquelético, dentre outras. O aparelho, porém, só deve ser manuseado por profissionais especializados.

Para garantir uma boa ecografia, além de utilizar a técnica corretamente, ter um equipamento de alta performance é fundamental. Saiba mais.

Fonte: Ultrassom Veterinário

Notícias

Parceiros

Tecnologias

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.