Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Já ouvir falar na gengivo-estomatite em gatos?

A gengivo-estomatite é uma doença caracterizada por inflamação crônica nos tecidos da mucosa oral, ocasionando muitas dores e má qualidade de vida ao pet. A origem do problema está relacionada a resposta imunológica desproporcional frente aos microrganismos presentes no local.

Determinados tipos de alimentos também podem potencializar o problema, que atinge animais de diferentes raças e idades e é atualmente motivo de grande parte dos atendimentos veterinários.

Sendo assim, é preciso que o dono do animal fique de olho nos primeiros sinais, como mau hálito, gengivas avermelhadas, dificuldades de engolir os alimentos, perda de apetite, dentre outros, e providencie o quanto antes uma consulta.

O diagnóstico deve ser preciso e feito por profissional especializado, já que alguns sintomas da estomatite se assemelham a periodontite. Já o procedimento para a confirmação deve contar, antes, com a anestesia para a realização de uma boa higienização e remoção dos tártaros, e logo em seguida, uma biópsia da mucosa.

Detectado o problema, a maioria dos tratamentos são baseados no fornecimento de antibióticos e anti-inflamatórios, com perspectivas de bons resultados para a grande maioria dos casos.

Outra parte do tratamento, e da prevenção, está relacionada a higienização em casa, realizada pelo proprietário, quando o animal permite, pois há felinos que não toleram a manipulação bucal, podendo se tornar agressivos. Há casos ainda em que é recomendada a intervenção cirúrgica para a extração de alguns dentes, que por estarem sobrepostos podem contribuir para o desenvolvimento dos microrganismos.

Interessante como o número de problemas odontológicos em gatos é cada vez maior. Por isso é mais que essencial à atuação de profissionais qualificados no assunto em clínicas e hospitais veterinários.

Quer saber ainda mais sobre a odontologia de pequenos animais? Então confira aqui.

Fonte: Centro Veterinário Sra de Belém

Clínica Cirúrgica

Clínica Médica

Notícias

Parceiros

Pequenos Animais

ULTRASSOM VETERINÁRIO: 10 Técnicas de Diagnóstico em Pequenos Animais
Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.