Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Entenda a claudicação em equinos

As claudicações são, sem dúvida, os maiores problemas vivenciados por cavalos em todo o mundo, principalmente os atletas ou que desempenham atividades físicas.

É também o principal motivo do atendimento nas clínicas veterinárias especializadas em ortopedia de grandes animais.

Trata-se de um distúrbio do aparelho locomotor, que pode ser manifestado pelo animal em diferentes maneiras, como manqueira, menor rendimento nas atividades físicas, queda no desempenho, apoio demasiado sob apenas um dos membros, e, principalmente, pela manifestação de dores, causando muito incomodo e má qualidade de vida do animal.

A claudicação pode ser subdividida em vários tipos, de acordo com o grau de desenvolvimento e atuação, como mista, complementar, compensatória, dentre outras. O motivo deste problema pode ser variado, sendo as causas mais comuns os traumas, excessos de treinamentos, congênitas e hereditárias, infecções, distúrbios do metabolismo, dentre outras.

Grande parte dos problemas ocorrem nos membros anteriores do animal, por ser estes os responsáveis pelo amortecimento dos impactos, impulsionamento durante as corridas e por suportarem mais de 60% do peso do animal.

O diagnóstico da claudicação precisa ser realizado sob critérios técnicos específicos e que somente um profissional especializado saberá executar com precisão. É preciso ter amplos conhecimentos sobre anatomia, fisiologia da movimentação, capacidade de análise visual e saber realizar uma boa anamnese, além de interpretar os resultados dos aparelhos de diagnóstico por imagem.

Interessante assunto, não é mesmo? Alguns simples cuidados quando negligenciados causam sérios problemas a saúde e bem-estar do animal.

Você profissional da veterinária equina já parou para pensar como o diagnóstico rápido e preciso pode proporcionar maior sucesso no tratamento? E você saberia como diagnosticar este problema com exatidão?

Não fique mais na dúvida! Confira algumas dicas clicando aqui.

Fonte: Informativo Equestre

Clínica Cirúrgica

Clínica Médica

Curiosidades

Cursos

Equinos

Notícias

Parceiros

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.