Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Entenda a obstrução urinária em cães e gatos

A obstrução urinária em cães e gatos é motivo de grande parte dos atendimentos em clínicas veterinárias de todo o mundo. A doença, caracterizada por cálculos, tumores e processos inflamatórios que impedem a eliminação da urina, pode causar grave intoxicação no organismo do animal.

Desta forma, quando o cão ou gato passa a procurar muitas vezes ao longo do dia o local onde ele costuma a realizar suas necessidades, e às vezes nem chegue a urinar ou urine em poucas quantidades, somados a falta de apetite, respiração ofegante desidratação, dentre outros, é preciso que o dono do pet já desconfie e viabilize um atendimento veterinário.

Outra consequência da doença é a distensão da bexiga, o que provoca intensas dores, além da possibilidade da urina atingir os rins, nos casos mais graves, comprometendo a atuação deste órgão. A obstrução pode causar ainda arritmias cardíacas, queda da temperatura, dentre outros problemas que em conjunto podem levar o animal à morte.

As causas da obstrução urinária em cães e gatos são diversas, e podem ser resultados de infecções, inflamações, e até mesmo o estresse, que colaboram para que a urina do animal passe a ficar cristalizada, potencializando a doença.

O diagnóstico pode ser realizado por meio dos aparelhos especiais, que geram imagens do trato urinário como a ultrassonografia, dentre outros. Já o tratamento da doença passa pela internação do animal, sob a coordenação de um médico veterinário especializado. O procedimento consiste, basicamente, na desobstrução da uretra por meio de uma sonda especial, além do fornecimento de medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos. Importante ressalta que o diagnóstico, quanto mais precoce, melhor para o sucesso do tratamento.

Médico veterinário, você sabe que esse tipo de situação conta com ampla eficiência e cautela, não é mesmo?

Por esse motivo e por saber que esse assunto é cada vez mais comum nas clínicas e hospitais veterinários, nós trouxemos algumas dicas para você enriquecer o seu conhecimento e se tornar o profissional que o mercado tanto procura. Confira.

Fonte: Cachorro Gato

Áreas

Curiosidades

Cursos

Notícias

Pequenos Animais

Para você que quer ser um expert em Cardiologia Veterinária: Este é o caminho do sucesso!
Deixe seu comentário:

Comentários

  • Inês - 15:49:29 08/12/2017

    Amei estas informações

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.