Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Azotemia x Uremia na Clínica de Pequenos Animais

Problemas renais são cada vez mais comuns em cães e gatos, elevando assim os números de atendimentos nas clínicas e hospitais veterinários.

O sistema urinário é responsável por funções essenciais no organismo dos animais como, por exemplo, manter o equilíbrio fisiológico.

São inúmeras as afecções que podem alterar esse equilíbrio e até mesmo causar sérios danos a saúde do animal.

Destacamos aqui, dois dos problemas que são frequentes e merecem uma atenção especial.

Azotemia

É a alteração bioquímica caracterizada laboratorialmente pela elevação sanguínea de compostos nitrogenados não proteicos (ureia e creatinina, normalmente eliminados pelos rins) por diminuição da taxa de filtração glomerular e consequente redução na excreção urinária desses compostos.

Esse problema é detectado quando há perda funcional de aproximadamente 66% a 75% da capacidade funcional dos néfrons. As causas de azotemia podem ser de origem pré-renal, renal ou pós-renal.

Alguns fatores pré-renais causam azotemia por diminuição do fluxo sanguíneo aos rins, como a desidratação, hipotensão e insuficiência cardíaca, podendo resultar em alteração óbvia da função renal que rapidamente é revertida por meio de fluidoterapia.

Alterações hemodinâmicas intra-renais, como constrição de arteríolas aferentes, podem estar presentes sem a presença de sinais clínicos, sendo de difícil diagnóstico.

Fatores pós-renais, como obstruções renais, ureterais, vesicais ou uretrais e/ou extravasamento urinário para o interior da cavidade abdominal, geralmente são detectados clinicamente, sendo solucionados após a desobstrução e correção clínico-cirúrgica, respectivamente.

O paciente, sem sinais clínicos, mas com elevação da concentração sanguínea de compostos nitrogenados não proteicos é considerado azotêmico e não urêmico.

Uremia

 A uremia é a manifestação clínica de severa azotemia, ou seja, ocorre quando os sinais da insuficiência renal estão presentes em um paciente azotêmico.

 Os sinais clínicos associados à uremia incluem anorexia, vômito, diarreia, hemorragia gastrointestinal, estomatites ulcerativas, letargia, tremores musculares, convulsões, coma, hipertensão, perda de peso e hálito com odor amoniacal.

Insuficiência renal designa quadros em que há perda irreversível de função renal, mas que ainda há tentativa de compensação por meio da reserva funcional dos rins, enquanto que a falência renal retrata a disfunção máxima do órgão.

Médico veterinário, você deve estar apto para atuar diante de situações que envolvem enfermidades como essas citadas acima.

Sem se falar que é necessários prática e conhecimento para atuar na realidade da clínica de pequenos animais.

Por isso, trouxemos uma forma de capacitação para você ficar por dentro dos principais detalhes que envolvem problemas relacionados ao trato urinário de cães e gatos: Nefrologia e Urologia em Pequenos Animais

E se quiser facilitar ainda mais o seu trabalho confira: 10 Técnicas de Diagnóstico em Pequenos Animais

Fonte: Equipe Revista Veterinária

Áreas

Banho e Tosa

Clínica Cirúrgica

Clínica Médica

Curiosidades

Cursos

Destaques

Parceiros

Pequenos Animais

Para você que quer ser um expert em Cardiologia Veterinária: Este é o caminho do sucesso!
Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Ultrassons Veterinários
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.