Aumente seu conhecimento no mundo Veterinário

Junte-se a milhares de apaixonados por animais. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Médicos veterinários especializados em reprodução animal são cada vez mais valorizados

O médico veterinário tem um papel primordial na realização da reprodução animal. E os resultados positivos só serão alcançados mediante à especialização do profissional, solução de problemas que impeçam eficiência reprodutiva e cuidados com a alimentação.

Para proporcionar o aumento no melhoramento genético, produção e diminuição das perdas, o veterinário conta com o apoio das biotecnologia, que ao longo dos últimos anos evoluíram muito.

Como alcançar o sucesso na reprodução animal?

Não há segredos para alcançar a eficiência reprodutiva, basta que sejam seguidas algumas medidas simples, como por exemplo:

- Manejo adequado;

- Nutrição correta;

- Bem estar do animal;

- Seleção genética;

- Constante capacitação do profissional.

Outro ponto que não podemos deixar de abordar é que obter o nível máximo de aproveitamento genético do rebanho só é possível por meio de um bom planejamento e execução das biotécnicas.

Para te ajudar a se aprofundar ainda mais sobre o assunto, neste artigo iremos abordar as principais técnicas de reprodução animal.

Reprodução Equina

Com o avanço do conhecimento científico e das tecnologias sobre as técnicas reprodutivas em equinos, a monta natural vem perdendo cada vez mais espaço.

Dentro desse contexto, podemos destacar duas principais técnicas que vem sendo utilizadas por criadores de todo o mundo.

Transferência de Embriões

A Transferência de Embriões (TE) em Equinos é uma técnica altamente rentável, com ela é possível produzir muitos potros geneticamente melhorados.

Essa técnica consiste na colheita de um ou mais embriões de uma égua doadora com maior vantagem genética e transferi-los para o útero do animal receptor.

Inseminação Artificial

A Inseminação Artificial em Equinos permite um grande número de progênies por macho em um único salto, com ela é possível ampliar as criações com maior qualidade.

As principais vantagens da IA são:

- Melhoramento em desempenho da potencialidade

- Preservação da linhagem

- Controle da propagação de doenças sexualmente transmissíveis

Não podemos esquecer que o papel do garanhão também é crucial para o sucesso desta biotécnica. Pois, o uso de um garanhão muito fértil irá aumentar as probabilidades de gestação.

Reprodução Bovina

O Brasil é líder mundial em técnicas de reprodução bovina, este dado demonstra a conquista de espaço definitivo e destacado nesse mercado. A eficiência reprodutiva é fundamental para o sistema de produção de bovinos, seja pela monta natural ou pelas biotécnicas reprodutivas que permitem maior vida útil do rebanho.

Transferência de embriões (TE)

A biotécnica de Transferência de Embriões é mundialmente difundida, ela consiste em recolher embriões de uma fêmea doadora e transferi-los para a fêmea receptora, para completar a gestação.

Com a TE é possível a produção de mais bezerros de uma mesma vaca, o que não seria possível na reprodução natural. Por exemplo, uma fêmea saudável em monta normal chega a produzir em média 5 bezerros por toda sua vida, já com a TE ela pode ter até 30 bezerros.

Inseminação Artificial (IA)

A Inseminação Artificial realiza o melhoramento genético através do uso do sêmen de reprodutores geneticamente superiores em rebanhos selecionados. Diferente da estação de monta natural, neste método poucos touros são requeridos para produzir o mesmo número de produtos.

Quando a IA é utilizada para massificar a utilização de bois reprodutores de maior valor zootécnico é a biotecnologia de maior impacto para os programas de melhoramento animal.

Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)

A IATF consiste numa técnica que utiliza alguns fármacos capazes de controlar e sincronizar o ciclo estral e a ovulação das fêmeas bovinas, de modo que elas possam ser inseminadas em horários pré-determinados com boas taxas de concepção.

Fertilização in Vitro

A Fecundação in vitro (FIV) é uma biotecnologia com objetivo de realizar a recuperação e maturação de oócitos, seguido de sua fertilização dentro de um laboratório com a utilização de microscópios e instrumentos próprios.

Essa biotécnica tem grandes vantagens se comparada a produção convencional, podendo chegar a uma média de 50 bezerros por ano de origem de uma só doadora. Seu procedimento é composto por algumas etapas:

- Aspiração Folicular

- Avaliação e Maturação do folículo

- Implantação do folículo por meio da ultrassonografia

- Acompanhamento da gestação

Atualmente o Brasil corresponde cerca de 70% da produção mundial de embriões bovinos por FIV além de ser exportador desta tecnologia e serviços associados a ela.

Reprodução em pequenos animais

A reprodução em pequenos animais vem crescendo nos últimos anos. Sobretudo, pelo interesse do melhoramento genético de cães atender a preservação de sinais característicos das raças.

Os serviços oferecidos abrangem desde o acompanhamento reprodutivo à inseminação artificial.

Inseminação Artificial em pequenos animais

A técnica realiza uma medida de preservação de gene do animal, possibilidade de reprodução aos que tem dificuldades de se reproduzir de forma natural devido alguma doença ou até mesmo sua morte.

A reprodução assistida em pequenos animais compreende diversos fatores além da inseminação, tais como:

- Exame andrológico do animal;

- Histórico e acompanhamento do estado de saúde do animal;

- Coleta de sêmen.

Reprodução Ovina

O uso da inseminação artificial (IA) em ovinos pode proporcionar a utilização destes animais com progênie desejada e a introdução de novas raças para atender as demandas do mercado. Entretanto, para aplicá-la é necessário que se detenha a especialização para que não haja frustração com a tecnologia e desistência na adoção.

A deposição do sêmen, sendo congelado ou fresco, em ovinos pode ser realizada de algumas formas, sendo elas a inseminação intra vaginal, inseminação intra cervical, deposição uterina via laparoscopia e deposição uterina via transcervical.

Alguns fatores dão destaque, quando se busca maior sucesso na IA em ovinos, são:

- Estação do ano;

- Condição corporal;

- Flushing alimentar.

Mesmo frente a algumas limitações, a inseminação é um método indispensável e que traz inúmeras vantagens aos produtores de ovinos.

E você, gostou desse artigo? Então fique ainda mais por dentro do assunto reprodução animal com nossos materiais gratuitos: Clique aqui para baixar!

Fontes: Portal Embrapa; Circular Técnica Embrapa; Revista Intellectus

Áreas

Cursos

Destaques

Notícias

Parceiros

Reprodução

Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo Veterinário gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Veterinária. Todos os Direitos Reservados.