Alimentação equina

A alimentação dos equinos deve ser avaliada a fim de garantir que o animal esteja recebendo a quantidade de alimento necessário de acordo com a atividade exercida. Os equinos precisam receber uma quantidade de fibra através de várias forragens, assim é possível equilibrar o seu sistema gastrintestinal. Os equinos devem consumir pelo menos metade do peso de sua alimentação total em fibras, reduzindo dessa forma o risco de distúrbios, dentre eles a laminite e cólica.

O equino deve receber entre 2% e 2,5% de seu peso corporal diariamente, sendo os 2% o ideal, ao menos que o animal tenha dificuldades para manter o peso. Um animal que pratica um nível leve de atividade, deve ser alimentado em proporção de fibra e ração aproximadamente de 70% a 30%. Já um cavalo com nível médio de atividade receberia 50-50% de fibra e ração. Enquanto um cavalo que realiza muitas atividades por dia, pode receber até 8 quilos de ração diariamente, porém não é recomendável levando em consideração o intestino de animal e a proporção de fibras.

As dicas para uma alimentação saudável são: dividir o alimento em 3 a 4 doses por dia; oferecer fibra e ração com intervalos interpassados; os alimentos devem ser oferecidos em manjedouras próximas ao solo, assim possibilita que o movimento do animal seja o mais próximo possível do ambiente natural; administrar vermífugos regularmente; oferecer água fresca; entre outros cuidados que garante a saúde geral do animal.

 

Fonte: http://cavalobh.blogspot.com.br/2010/01/dicas-de-alimentacao-equina.html

 

Príncipios básicos da nutrição equina.

Métodos de avaliação do estado nutricional dos equinos



Atualizado em: 17 de dezembro de 2018

Artigos Relacionados com Equinos: