Amor aos animais não é o suficiente para ser um bom veterinário

Muitas vezes o vestibulando tenta entrar para o curso de Veterinária em virtude de seu amor pelos animais. No entanto, apesar desta ser uma qualidade importante, não deve ser o motivo suficiente para investir nesta carreira. É preciso mais do que isso.

A rotina do veterinário muitas vezes é intensa, com plantões e dedicação às vezes a um grande número de animais.

O profissional desta área precisa ter o conhecimento de como prevenir, controlar e erradicar todas as doenças em animais pequenos e grandes.

É possível ainda optar pela atuação no setor de análise da qualidade dos produtos animais, em suinoculturas, aviculturas, pecuária, frigoríficos, dentre outras.

Tudo isso requer muito mais do que paixão, mas competência e formação suficientes para se responsabilizar pelas demandas.

O curso de medicina veterinária dura cinco anos, fora a residência e especialização, caminho natural de muitos.

Entretanto, o profissional que deseja se sair bem no mercado deve buscar sua atualização constante, por meio de cursos, palestras, congressos, o que lhe dará embasamento suficiente para atuar com maestria em um segmento cada vez mais competitivo.

 

Além desses fatores é preciso investir em equipamentos que irão auxiliar na prática de todo conhecimento adquirido com o intuito de garantir o sucesso ao profissional. Saiba mais.

Fonte: G1

Artigos Relacionados com Clínica Médica em Pequenos Animais: