Claudicação equina

diagnóstico de claudicaçãoA claudicação equina se caracteriza como uma indicação de algum distúrbio estrutural ou funcional em um ou mais membros dos animais. A claudicação é manifestada durante a progressão ou marcha, e ainda em posição de estação, em algumas vezes o quadro é chamado de manqueira.

            A claudicação que acomete os equinos pode ter como causa algum trauma, anomalia congênita ou adquirida, infecções, distúrbios metabólicos, problemas circulatórios, problemas nervosos, ou ainda com a combinação de algum dos problemas citados. A maioria das claudicações em equinos é ocorrente nos membros anteriores.

            Para se diagnosticar o problema é preciso que o profissional conheça detalhadamente a anatomia, a fisiologia da movimentação do membro e ainda saiba fazer a avaliação do desenho geométrico e das forças resultantes sobre os cascos dos animais.

            É preciso que o profissional seja capaz de diferenciar a claudicação resultante da dor das claudicações resultantes de alterações não dolorosas ao andar, que podem ser chamadas de claudicações mecânicas, já que um erro no diagnóstico interfere no tratamento do animal.

Quais as principais enfermidades causadoras de claudicação?

Quais as características das claudicações?

 Shop Veterinário: Melhores produtos para equinos, você encontra aqui. Confira!

 

Fonte: Revista científica eletrônica de medicina veterinária

Adaptação: Revista veterinária

 

 

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Diagnosticos Equinos



Atualizado em: 10 de julho de 2014