Coleta de sêmen equino

A coleta do sêmen equino pode ser feita com o uso da vagina artificial. Podendo ainda ser utilizado tubo de PVC, modo artesanal, desde que seja mantido as dimensões similares às vendidas comercialmente.

A vagina artificial precisa ser preparada minutos antes da coleta. A água deve ser acrescentada em torno de 42°C, lubrificante não-espermicida na sua entrada, e o frasco coletor previamente aquecido a 37°C em sua porção final com filtro em sua boca para a separação da porção gelatinosa. 

O exame físico deve ser feito antes da coleta de sêmen, com foco na genitália externa, nos membros posteriores e na coluna. A avaliação dos membros e da coluna visa verificar as condições do animal para a monta. Os testículos precisam ser palpados para avaliação da consistência e posição dentro do escroto, e sua circunferência deve ser medida.

Para a coleta é preciso usar a égua como manequim (égua-manequim), uma fêmea em estro ou fêmea ovariectomizada e estimulada hormonalmente. O pênis do garanhão deve ser higienizado com mantas de algodão umedecido em água a 33°C.

Durante o procedimento é preciso atenção evitando acidentes. Quando o garanhão montar a égua-manequim, o pênis deve ser desviado lateralmente e introduzido na vagina artificial. O material deve ser imediatamente enviado para o laboratório

 

Fonte: www.portaleducacao.com.br

 

 

Saiba mais sobre a infraestrutura e equipamentos necessários para andrológico.

 



Atualizado em: 14 de maio de 2015

Artigos Relacionados com Equinos: