Como fazer seu cão parar de morder

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

O seu cão é lindo, mas adora mastigar?
Mastiga você, seus filhos, seus amigos…
O que fazer para manter-lhe a boca fechada?
De fato, se não conseguir controlar os impulsos de raiva do seu cão, ele pode realmente acabar por magoar alguém, ou destruir os objetos da casa. É importante treiná-lo para que ele aprenda os comportamentos adequados de um cão domesticado.

Leia as nossas dicas e veja como treinar o seu cão a não morder.

1- Primeiro, deve-se entender que muitos cães bebês  mordem, porque foram tirados da mãe cedo demais.
Nem sempre o fazem para magoar, mas sim para chamar a atenção ou porque querem brincar. A questão é que eles ainda não percebem a força que têm, nem que as suas mordidas podem fazer mal. Normalmente, são as suas mães e o restante dos cãezinhos (irmãos) que sinalizam uns para os outros quando a mordida foi forte demais.

Como se vê, se o cão bebê é impedido de lidar com a mãe e irmãos, está deixando passar uma fase muito importante da sua educação. Por exemplo, quando os dentes afiados começam a nascer e o filhote morde e fere a mãe, na hora de mamar, normalmente ela deixa a área. É essa reação que o faz questionar a sua ação.

O mesmo acontece quando ele morde os irmãos com muita força. Nesta hora, geralmente, recebe um latido alto que o assusta. São estas lições da própria “família” que fazem os cães parar de morder.

2 -Ofereça algo para o seu cão mastigar. É importante que seja algo desafiador, caso contrário, corre o risco de ele preferir morder-lhe o nariz ou roer as pernas da cadeira da sua sala de jantar. Por exemplo, dê-lhe ossos duros. Além de entretê-lo, eles ajudam a combater problemas dos dentes, como cáries e tártaro. Você vai ver que o seu cão vai ficar o dia todo entretido. Aos poucos ele vai começar a perceber o limite entre as suas coisas e as dele, ou seja, entre aquilo que ele pode ou não morder.

3 -Se o seu cão lhe morder, imite um latido que demonstre que ficou magoado. Adote o mesmo comportamento que a mãe cadela e os seus irmãos. Mesmo que ele não o leve a sério, emita o tal latido. Se nem assim conseguir fazê-lo parar, saia da sala, tal como a mãe dele faria. Se ele o seguir, sempre a mordê-lo, imite um uivo e coloque-o numa gaiola. Evite deixá-lo muito tempo lá dentro, mas nunca o tire de lá se estiver choramingando. Espere até que ele fique tranquilo.

Atenção: Se não conseguir controlar que o seu cão morda tudo e todos, inscreva vocês dois numa escola com um programa de treino para cães. Lembre-se  de que os cães têm uma mentalidade de bando. É importante que o seu compreenda que é você quem manda na casa.

Autor (a): Solange Sousa Mendes

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Técnicas Nutricionais para Cães e Gatos – Aprenda a Indicar a Ração Ideal

 

 

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Atualizado em: 6 de junho de 2011

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: