Como reconhecer e tratar aguamento em equinos (Laminite)

Conhecida popularmente como aguamento, a laminite é caracterizada pelo comprometimento parcial ou total dos movimentos do animal, por conta da inflamação e dores nas patas.

Embora todos os animais estejam suscetíveis à doença, algumas raças possuem maior pré-disposição em adquiri-la do que outras, como por exemplo, o Quarto de Milha.

A causa principal da laminite são os distúrbios do metabolismo do animal, que afeta o organismo como um todo, comprometendo principalmente a correta circulação sanguínea.

Este problema pode ser potencializado por erros de alimentação, como a ingestão exagerada de carboidratos, excesso de treinamentos, cólicas, retenção da placenta, dentre outros.

 Se não for devidamente tratada, essa enfermidade pode evoluir e até mesmo necrosar a pata.

O diagnóstico deve ser realizado por um médico veterinário especializado, por meio de testes de movimentos com o animal e exames de imagem como, por exemplo, raio-x ou a ultrassonografia.

Dessa maneira o tratamento vai depender da conclusão do diagnóstico e é geralmente baseado na aplicação de gelo, analgésicos, alimentação correta, dentre outros medicamentos específicos para o controle do metabolismo, sendo todos fornecidos após indicação do profissional veterinário.

A Laminite é considerada um dos principais motivos de atendimentos em clínicas e hospitais veterinários e conta com amplo conhecimento dos profissionais envolvidos.

Seja você o profissional que o mercado procura! Saiba diagnosticar as enfermidades do sistema locomotor equino e garanta o melhor tratamento e bem-estar para o animal.

Confira as técnicas mais aplicadas na veterinária equina em situações que contam com atendimento emergencial. Clique aqui.

Fonte: Cavalos do Sul

Artigos Relacionados com Clínica Cirúrgica em Equinos: