Cuidados com o banho do seu animal de estimação

banho cachorroA saúde do animal e da família fica mais segura quando é feito o banho regularmente, e quando não é possível levar o bicho ao pet shop, oferecer o banho em casa é a solução.

O banho é necessário e deve ser prazeroso, então cuidados devem ser tomados a fim de evitar o estresse e agressividade. E para evitar problemas, o primeiro passo é observar o local do banho, que pode ser em um tanque, box de banheiro, banheira ou em algum esguicho. O local deve ser fechado, a água morna ou em temperatura agradável, ou seja, no verão, não deve ser muito quente e no inverno deve ser morna e em local fechado.

Na hora do banho use produtos específicos para animais, e também produtos específico para a região dos olhos ou uso de pomada lubrificante indicado pelo veterinário. Nos ouvidos use algodão seco ou parafinado. Quando for molhar o animal comece pelas penas e dorso para que ele acostume com a temperatura da água. Depois vá para a cabeça, esfregando todo o corpo, enxague e repita a operação, após seque com secador para animais com muitos pelos.

Para controlar pulgas e carrapatos, aplique o remédio indicado por veterinário, quando o animal estiver completamente seco. Com esses cuidados o banho do se bichinho estará garantido.

Quais são as doenças dermatológicas parasitárias?

Como tratar a doença dermatológica de fundo psicogênico?

Como escolher o tratamento eficiente para as doenças diagnosticadas?

Fonte: Blogs Band

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Dermatologia em Pequenos Animais

Dermatologia em pequenos animais

 



Atualizado em: 20 de dezembro de 2013