Diferenças entre os touros

tourosOs touros diferem quanto ao seu potencial reprodutivo, que está sujeito a diversos fatores, entre eles a idade, a raça, a condição corporal e sua avaliação andrológica.
Portanto, este potencial só pode ser determinado por meio do exame andrológico completo do animal, após sua puberdade e adolescência e depois de ter atingido sua maturidade sexual.

Essa fase é variável entre as raças e acontece mais tardiamente nas raças zebuínas.

O exame andrológico completo deve ser executado por médico veterinário habilitado em condições seguras, em se tratando das instalações, tanto para o profissional quanto para o animal. O exame envolve uma avaliação clínica geral e específica dos órgãos reprodutivos, do aspecto físico do sêmen, e patologia dos espermatozoides, mensuração do perímetro escrotal, observando-se o comportamento sexual.

O objetivo maior do exame andrológico é detectar tanto os distúrbios relacionados com a cúpula, como aqueles relativos ao processo de fertilização. O animal deve estar apto para reprodução, após o exame andrológico, cujos padrões estejam estabelecidos.
Um dos fatores a serem levados em conta, na determinação de quantas vacas usar por touro, é a capacidade de produção espermática dos testículos, o que está diretamente relacionado ao perímetro escrotal, que deve ser medido durante o exame andrológico.

Em linhas gerais, quanto maiores forem os testículos tanto maior será a capacidade de produção espermática, processo biológico contínuo, depois da puberdade.
Dados de animais taurinos (Johnson – 1997) e de animais zebuínos (Cardoso £ Godinho – 1985) mostram que a produção espermática diária, tanto por grama de parênquima testicular como por touro, parece não ser o fator limitante para o fornecimento quantitativo de espermatozoides em touros com ritmo normal de ejaculações diárias.
Esses autores verificaram também que o número de espermatozoides armazenados nas vias espermáticas extra-testiculares é compatível com o referido ritmo.

Fonte: Revista Leite Integral
Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Exame Andrológico e Congelamento de Sêmen Bovino

 




Atualizado em: 12 de maio de 2011