Estudo demonstra que cães tem a capacidade para detectar câncer de pulmão

Um estudo realizado na Áustria demonstrou que os cachorros têm uma grande capacidade para detectar o câncer de pulmão com seu olfato apurado. Eles conseguem fazer um “diagnóstico precoce” desta doença.

Os cães do estudo sentiram o cheiro de 120 amostras de hálito de pessoas doentes e saudáveis e conseguiram identificar em 70% dos casos as que sofriam com câncer de pulmão.

Peter Errhalt, chefe do departamento de pneumologia do hospital de Krems (nordeste da Áustria) e um dos autores da descoberta, afirmou em coletiva de imprensa que o resultado é tão promissor que está previsto um novo estudo de dois anos com amostras de 1.200 pessoas.

Michael Muller, do hospital Otto Wagner de Viena, que colaborou com o estudo explica que o objetivo em longo prazo é determinar quais são exatamente os odores que os cachorros são capazes de detectar. Se for alcançado este objetivo, os cientistas poderão construir uma espécie de 'nariz eletrônico' para diagnosticar o quanto antes o câncer de pulmão e aumentar assim as possibilidades de sobrevivência dos pacientes.

Fonte: Sou Agro

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Oncologia em Pequenos Animais

 

 



Atualizado em: 12 de dezembro de 2012