Hiperplasia interdigital em bovinos

As afecções podais acontecem comumente em animais de produção, que   vivem   aglomerados e em pé por tempo prolongado em ambientes úmidos, com lama, misturada com fezes e urina. O piso áspero, com pedras soltas também pode causar lesões no tecido córneo que favorecem o aparecimento de lesões podais.  Alguns sinais de lesões podais nos animais são: claudicação em decorrência da dor e do desconforto, relutância em se locomover, eles passam mais tempo deitados e se isolam  dos outros animais do rebanho, diminuem o consumo de alimentos e a produção leiteira , tem perda de peso e diminuem a eficiência reprodutiva.

A hiperplasia interdigital, também chamada de tiloma ou gabarro é  a proliferação  interdigital de tecido conjuntivo fibroso, causada pela irritação cronica desse tecido pela umidade, calor e piso defeituoso nos locais onde os animais vivem.  Se a superficie da hiperplasia for lesada , pode causar  necrose e miíase no local.

O tratamento consiste basicamente na retirada do tecido fibroso seguido de cauterização para controlar a hemorragia e curativo compressivo que deve ser trocado uma vez por semana ate completar 30 dias. Durante esse período, o animal tem que ser mantido  em local seco .

Autor (a): Maria Luiza dos Anjos Freitas

Equipe: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Tratamento de Lesões e Cirurgias do Sistema Locomotor de Bovinos

 

 



Atualizado em: 9 de junho de 2011

Artigos Relacionados com Bovinos: