Neosporose – doença que causa abortos em bovinos e outros animais

Neospora caninum é um agente etiológico responsável pela infecção em Animais.

Esta doença é causada por microrganismo e foi primeiramente confundida como toxoplasmose, por ter suas fases evolutivas semelhantes a do Toxoplasma gondii.

Estudos recentes têm demonstrado que diversas espécies de animais como bovinos, ovinos, equinos e caprinos são acometidos por este protozoário, considerando-se esta doença como de suma importância. Pode causar aborto .

Seu ciclo biológico inclui o cão como hospedeiro definitivo por eliminar o ocisto em suas fezes. Onde se observam sinais clínicos como aborto, absorção, mumificação fetal ou nascimento de bezerros fracos provocado  pela presença do agente etiológico no rebanho associado à presença de anticorpos anti  Neospora nas vacas.

O produtor de gado leiteiro precisa se conscuientizar da importância da prevenção da neosporose em relação a casos de aborto em bovinos, já que as medidas de prevenção e controle para neosporose muitas vezes podem tornar-se inviáveis economicamente ou pouco práticas. Ainda não há tratamento efetivo contra a neosporose. Estudos utilizando drogas antiprotozoárias em bezerros infectados têm mostrado algum efeito na diminuição da disseminação do parasita no animal. Já em relação à vacinação, há indícios de que as vacinas inativadas conferem certa imunidade na prevenção da transmissão vertical. Porém, a prevenção do abortamento é discutível e o uso é preconizado apenas para a espécie bovina (DUBEY, 2003).

Fonte: Revista Inf

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Bovinos

 

 



Atualizado em: 8 de julho de 2011