Tudo sobre o mercado de trabalho para médicos veterinários

  •   
  •   
  • 51
  •  
  •  
  •  
  •  

mercado de trabalho para médicos veterinários O mercado de trabalho para médicos veterinários está em constante crescimento e o número de profissionais é cada vez maior. Aliás, para se ter uma ideia o Brasil bate recorde em número de veterinários.

São mais de 80 mil profissionais ativos espalhados por todo o país. Além disso, segundo informações do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) o mercado recebe cerca de 5 mil recém- formados por ano.

A população de animais domésticos também cresceu muito e o número de pet shops acompanhou. Pois, são mais de 40 mil estabelecimentos e este número não para de crescer. Porém, é importante ter em mente que o médico veterinário possui atribuições  que muitas vezes as pessoas não conhecem. Mas, fique tranquilo que falaremos sobre este assunto ao longo do artigo. Então, fique com a gente até o final e boa leitura!

Muito além das clínicas e consultórios

O mercado de trabalho para médicos veterinários contempla áreas e atribuições que talvez pouca gente conheça. Os profissionais atuam não só na saúde animal, mas também na saúde humana. Isto é, são responsáveis pela avaliação e inspeção dos alimentos de origem animal que são destinados para consumo humano e participam de importantes pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novas vacinas.

Se seu projeto de vida está em promover a saúde dos animais, saiba que a medicina veterinária possui grandes perspectivas para o futuro. No total são mais de 80 áreas de atuação e as expectativas para os profissionais são extremamente positivas. Abaixo listamos algumas delas.

Clínica de pequenos animais

Fazer o atendimento clínico ou cirúrgico dos bichanos é sem dúvida a função mais famosa de um médico veterinário. Quem optar por essa área, pode se especializar realizando anestesias, diagnósticos por imagens, odontologia e até no diagnóstico de doenças cardíacas, que representam cerca 10% das enfermidades sofridas pelos pets.

Animais silvestres

Se você gosta de se aventurar atrás de bichos diferenciados, a área de animais silvestres é perfeita. O profissional atuante nesse setor cuida de animais selvagens de zoológicos e também lida com os silvestres, liberados para criação domiciliar.

Os proprietários deles costumam ser mais cuidadosos. Por isso, a especialização na área de animais silvestres e não convencionais é essencial para atuar com segurança.

Análises Laboratoriais

Poucos veterinários se formam pensando em atuar em análises laboratoriais, o que causa um déficit no mercado de profissionais que realmente entendem desse assunto. Por isso, investir nesse segmento faz de você um profissional diferenciado. Dentro deste contexto, os exames laboratoriais são ferramentas de extrema utilidade na prevenção, controle e tratamento das doenças.

É recomendável que os animais passem por exames de rotina a cada seis meses, tais como hemograma, urinálise, funções renais e hepáticas, colesterol, glicemia, dentre muitos outros. O profissional responsável irá avaliá-los juntamente com o histórico do animal.

Inspeção de produtos de origem animal

Frigoríficos, laticínios e outras empresas do ramo têm como obrigatoriedade a presença de um médico veterinário para fiscalizar todo o processo de produção e garantir a qualidade ao consumidor. No caso dos frigoríficos o serviço de inspeção do médico veterinário ocorre em todas as etapas. Uma delas é a inspeção “ante mortem”  que têm como objetivo atestar a sanidade dos animais. São feitos exames e posteriormente é exigindo o certificado de sanidade.

Na inspeção “post mortem” é realizado um exame macroscópico do conjunto cabeça e língua, da superfície externa e interna da carcaça, das vísceras torácicas, abdominais e pélvicas e dos linfonodos. Depois a carcaça é marcada identificando o número do animal, do lote, e da data de abate. Após a inspeção, a carne pode ser destinada para consumo “in natura”, aproveitamento condicional (salsicharia, salga ou conserva), rejeição parcial ou total.

Clínica de grandes animais

Dentro do mercado de trabalho para médicos veterinários a área de clínica de grandes animais é uma das mais extensas. É possível trabalhar com reprodução de bovinos, ovinos e caprinos e com clínica de todas as espécies. O direcionamento do caminho começa desde a faculdade e as possibilidades de empregabilidade são altas.

Por falar em grandes animais aproveite e baixe gratuitamente o ebook de exames andrológicos em bovinos. É um material fresquinho que vai te ensinar que não basta apenas atingir a eficiência reprodutiva. Você conhecerá as principais indicações para realização do exame, o mercado de trabalho para médicos veterinários e de bônus ainda aprenderá o por que fazer o congelamento do sêmen.

Medicina veterinária e a área de ensino

Atuar como professor universitário é uma das muitas possibilidades do médico veterinário que pode trabalhar em instituições públicas e particulares. Pode ministrar palestras e consultorias e faturar bastante. Porém, é condição básica que o profissional esteja se atualizando constantemente por meio de cursos de especialização na área.

Por fim trouxemos uma super novidade para você que ama o mundo veterinário e quer ser o especialista que o mercado procura. Nosso parceiro CPT – Cenva Pós-graduação trouxe um modelo de especialização jamais visto no país. São três cursos onde você pode se especializar naquilo que mais ama. Para ficar facinho colocamos o link abaixo, clique e confira todas as informações!

Fonte: Vet da Deprê, Qualittas e CPT Cursos Presenciais

  • 51
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Artigos Relacionados com Genética e Tecnologia: