Picadas de insetos em cães e gatos podem causar complicações.

É comum ver cães e gatos se sentirem incomodados com a presença de insetos e muitas vezes tentam alcançá-los sendo até uma situação aparentemente engraçada. Apresenta ser uma ação inofensiva, mas não é, uma vez que as picadas de insetos podem causar alergias e levar o animal até o óbito, caso não seja socorrido a tempo.

O veneno injetado por alguns insetos pode gerar diversas respostas no organismo do animal, sendo que as consequências variam de acordo com a quantidade de picada e a intensidade do veneno. Alguns animais possuem maior sensibilidade, podendo apresentar um quadro alérgico grave, também conhecido como hipersensibilidade imediata ou anafilaxia.

As picadas podem acarretar várias alterações e sinais como: coceira, vermelhidão e podem causar o inchaço, edemas, aumento dos batimentos cardíacos, vômito, queda de pressão,  podendo levar o animal a ter morte súbita.

Quaisquer que sejam os sintomas é recomendado levar o animal ao médico veterinário, para um preciso diagnóstico e um tratamento eficiente. Com medicamentos adequados, avaliação do quadro clínico e as demais providências a serem adotadas. 

 

É de extrema importância que procure um profissional qualificado e capacitado na área de emergências em pequenos animais. Saiba mais.

Fonte: Cachorrogato

Artigos Relacionados com Clínica Cirúrgica em Pequenos Animais: