Principais Afecções Podais de Bovinos

As afecções podais dos bovinos podem levar a perdas econômicas, principalmente na bovinocultura de leite, porque os animais acometidos produzem menos leite e o leite de alguns dos animais tratados não podem ser aproveitados.

Para saber reconhecer as afecções podais, é preciso conhecer a anatomia dos membros destes animais, como a morfologia do casco, e saber se a afecção em questão é primária ou secundária. As dermatites digital e interdigital, e a laminite são afecções primárias. Úlcera de sola, abcessos podais, fissuras vertical e horizontal são afecções secundárias.

As afecções podais apresentam características próprias, sendo então diagnosticadas pela forma como se apresentam. É de extrema importância conhecer a causa que originou as afecções em questão para poder de esta forma ter o melhor tratamento, uma vez que o melhor tratamento vem da eliminação das possíveis causas.

Médicos veterinários, zootecnistas e outros profissionais envolvidos podem estar sempre se atualizando nos cursos especializados para afecções podais de bovinos, mas estes profissionais não devem esquecer que o melhor tratamento é a prevenção com melhorias no bem estar dos animais e higiene das instalações.

Saiba os procedimentos cirúrgicos adotados nesses casos. Clique aqui.

Fonte: APCRF



Atualizado em: 17 de junho de 2016

Artigos Relacionados com Bovinos: