Principais Doenças Cardíacas de Cães

As doenças cardíacas de cães são mais comuns do que podemos imaginar. De acordo com pesquisa realizada pela empresa Boehringuer Ingelheim, em 2008, com 1.531 proprietários de cães da Austrália, Canadá, França, Alemanha, Reino Unido e EUA, um em cada quatro cães com mais de sete anos tem alguma doença cardíaca. Consultas ao veterinário, exames clínicos e laboratoriais, são essenciais para que seja possível o diagnóstico.

Uma das principais doenças do coração em cães é a Cardiomiopatia Dilatada, ou Miocardiopatia Dilatada, que é uma dilatação do músculo cardíaco. Com ela, as paredes do coração tornam-se mais finais, perdendo força para bombear o sangue. Outra é a Fibrose ou Endocardiose da válvula mitral, mais encontrada em cães menores. A Endocardiose Mitral é caracterizada pelo enfraquecimento da válvula do coração, permitindo que parte do sangue inverta o fluxo normal.

Alguns dos sinais mais comuns destes casos são: dificuldade de respirar, alteração da cor na língua, rejeição a atividades físicas, sono demasiado, fadiga e tosse.

O tratamento das doenças do coração em cães é realizado, de maneira geral, por meio de medicamentos, sendo o diagnóstico feito com maior antecedência um fator determinante para o sucesso no tratamento. Tudo, obviamente, com o acompanhamento do médico veterinário. 

 

Saiba mais sobre as principais enfermidades cardíacas que acometem os cães. Clique aqui.

Fonte: Cão Feliz

Artigos Relacionados com Clínica Cirúrgica em Pequenos Animais: