Pseudociese – Gravidez psicológica em cadelas

Quando uma cadela muda de comportamento, apresenta barriga inchada, está muito apática e as mamas cresceram, pode ser um sinal de que a mesma está com pseudociese, doença popularmente conhecida como gravidez psicológica ou falsa gestação.

Uma das possibilidades do aparecimento deste problema está relacionada ao aumento da concentração plasmática posterior à ovulação, e, consequentemente, na produção de leite, fato que irá liberar a progesterona, hormônio relacionado à gestação. Desta forma, ocorre todo um processo similar às reações de gestação real.

O animal passa então a se preparar para o “filhote”, fazendo ninhos com panos ou roupas macias, ficando muitas vezes inclusive agressivo, como uma mãe em uma situação real.

Há muitas reações parecidas a uma gravidez psicológica, por isso é importante que o animal seja levado a um médico veterinário especialista, pois somente ele fará um diagnóstico preciso sobre o caso.

Geralmente, uma castração resolve o problema, já que o procedimento impedirá as funções do aparelho reprodutor e da produção do prolactina.

 

A técnica de castração de gancho é a mais indicada nessas situações. Uma técnica rápida e que vem gerando resultados positivos na medicina veterinária. Veja aqui.

Fonte: CachorroGato

Artigos Relacionados com Clínica Médica em Pequenos Animais: