Sintomas e prevenção da gripe canina

Gripe-canina_como-tratar_como-previnirA tosse dos Canis ou traqueobronquite infecciosa, popularmente conhecida como gripe canina, é caracterizada como uma infecção respiratória de grau altamente contagioso e que acomete somente os cães, não sendo transmitida aos homens. Porém, é facilmente transmitida de um animal para o outro, através da tosse, espirro ou por objetos contaminados.

Os sintomas mais comuns da gripe são a tosse seca e persistente acompanhada de engasgos, que tendem a piorar com a agitação e exercício físico. Em casos menos graves os animais apresentam relativa melhora em um período de sete a doze dias. Já em casos mais graves, que geralmente acomete os filhotes e animais mais velhos, a tosse passa a ser acompanhada por secreção, isso devido à contaminação bacteriana secundária, ou seja, a pneumonia, e o animal apresentará febre, secreção nasal e ocular, diminuição do apetite e prostração.

Para prevenir a gripe canina, os animais devem ser vacinados e protegidos do frio, umidade e vento, além de evitar as aglomerações de animais. Observado os sintomas o médico veterinário deve ser consultado.

Como realizar o tratamento das principais arritmias na emergência?

Quais a principais emergências que acometem os cães?

Conheça os melhores equipamentos para pequenos animais! Confira.

Fonte: Ideal dicas

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Emergências e Pronto Atendimento em Pequenos Animais

emergencias e protoatendimento em caes e gatos



Atualizado em: 2 de dezembro de 2013