Tratamento ortopédico da Podotrocleose equina

Equinos com idade entre quatro a quinze anos apresentam diversas enfermidades ligadas aos membros locomotores, em especial as patas. Problemas como, por exemplo, casqueamento e ferrageamento causam vários danos a saúde do animal.

O quadro da Podotrocleose se apresenta a fatores hereditários da patologia, fatores de etiologia, e a presença de um osso navicular de pouca resistência. Os exercícios em locais inadequados também faz agravamento do problema, causando grande perda de resistência do animal.

Sinais clínicos podem ser observados após trabalho intenso do animal, geralmente aparece em uma das patas somente, e em alguns casos é necessário o uso da anestesia para auxiliar no tratamento, o aumento da claudicação induz a existência da patologia.

Com isso o tratamento ortopédico é realizado a fim de minimizar o agravamento do caso em questão. Sendo necessário o alinhamento da pata, diminuindo a pressão exercida pela mesma, restabelecendo a simetria dos talões. Cada caso deve ser avaliado e tratado isoladamente pelo especialista.

 

Além da anestesia alguns equipamentos são necessários para auxiliar no tratamento. Veja aqui.

Fonte: Ouro Fino Saúde Animal

Artigos Relacionados com Clínica Cirúrgica em Equinos: