A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) aprovou a proposta para a implantação da linha de crédito no Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO) voltado para o segmento da cria, e que objetiva garantir a renda aos produtores e estimular o melhoramento genético e a qualidade dos bezerros.
A linha de crédito ainda deve ser votada, se aprovada à liberação deverá ser disponibilizada em 2014, com prazo de pagamento de oito anos e com carência de quatro anos para começar a pagar, de acordo com a avaliação do analista financeiro.
O pecuarista que deseja pedir o crédito deverá apresentar as fêmeas que pretende reter durante o período de até oito anos, o banco concederá o recurso correspondente ao valor desses animais. O pecuarista deve apresentar as matrizes por meio do registro do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e também investir em tecnologia genética, que pode ser por inseminação artificial, inseminação artificial em tempo fixo ou reprodutores de pura origem.
O crédito também possibilitará que o pecuarista adquira tecnologia para o pasto, providencie a regulamentação ambiental, entre outras atividades que irá melhorar o desempenho da propriedade e consequentemente os lucros gerados.
Aprenda a aplicar a técnica de inseminação artificial em bovinos. Clique aqui
Saiba como alcançar o sucesso no melhoramento genético. Clique aqui
Fonte: Rural BR
Adaptação: Revista Veterinária