A Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas (DAPE) é uma doença bastante comum em cães e gatos.
Essa enfermidade que tem sua origem na picada de pulgas e carrapatos é considerada um dos principais motivos dos atendimentos de natureza dermatológica em clínicas veterinárias.
Como o próprio nome diz, trata-se de uma reação alérgica que ocorre na pele destes pets por conta da saliva dos insetos.
Os sinais são claros e observáveis, como as irritações no local, muitas vezes com excesso de pruridos, falhas e mudanças na cor dos pelos. A reação dos animais também passa a mudar, por meio das constantes coceiras, inquietação e a tendência em lamber os pontos atingidos.
A DAPE pode ser diagnosticada sob critérios, já que apenas as coceiras e locais irritados podem significar outras doenças. Sendo assim, a análise dependerá da perspicácia do médico veterinário, que deverá realizar outros exames complementares, como o de sangue e citológico.
O tratamento passa pelo uso de medicamentos via oral e aplicado nos locais das irritações. Porém, o melhor método é a prevenção, através do uso de shampoos e coleiras especiais, além da assepsia dos locais, de modo a evitar a presença destes insetos.
Interessante assunto não mesmo? Como bichinhos tão pequenos podem desencadear problemas sérios a saúde do pet.
As áreas da medicina veterinária estão em ampla expansão e a dermatologia vem sendo umas das principais, sendo que assuntos como esse são rotineiros nas clínicas e hospitais veterinários.
Médico veterinário, você saberia diferenciar as enfermidades alérgicas dos pets?
Nós temos algumas dicas para você se destacar nesse assunto. Confira.
Fonte: Cachorro Gato