Dentre todas as enfermidades sofridas por cães e gatos, uma das mais comuns é a Doença Periodontal.
Trata-se da formação de placas bacterianas que atingem a gengiva, sobretudo os tecidos que apoiam os dentes. A doença, cuja causa está relacionada à falta de higienização por meio da escovação, pode atingir animais de todas as raças e idades.
Sendo assim, logo após a formação destas placas, o organismo do animal começa a tentar combater as bactérias, por meio de células inflamatórias.
Os sinais clínicos dos animais portadores de periodontite são: mau hálito, sangramento e dores ao mastigar. Nos casos mais avançados pode haver inclusive a perda dos dentes, caso não seja realizado o tratamento.
Aliás, a periodontite pode inclusive causar danos maiores a saúde do animal, principalmente quando as bactérias caem na corrente sanguínea e atingem outros órgãos.
O diagnóstico é relativamente fácil, quando realizado por um médico veterinário especializado no assunto.
Para garantir um tratamento que proporcione bons resultados, normalmente o animal é submetido a uma cirurgia simples, por meio da raspagem das extremidades atingidas. Sendo que a melhor forma de prevenção é através da escovação diária e higienização.
A odontologia veterinária para grandes ou pequenos animais é uma área crescente no mercado. Dessa forma a busca por conhecimento se torna cada vez mais necessária por parte dos profissionais veterinários.
É apaixonado por pequenos animais e gosta da área odontológica? Quer garantir o melhor bem-estar e saúde para esses pequenos? E o melhor! Se destacar no mercado e garantir com eficiência um atendimento adequado?
Nós temos algumas dicas para você, médico veterinário!
Não perca tempo e faça a diferença em um mercado competitivo e exigente. Confira.
Fonte: Idmed Pet