Carbúnculo sintomático

O carbúnculo sintomático é uma moléstia contagiosa que acomete os animais de médio e grande porte e também o ser humano, podendo ser fatal a ambos. Os equinos geralmente são menos afetados que os ruminantes.

O agente causador da doença é o Bacillusanthracis encontrado, principalmente, onde já foram registrados casos da moléstia, uma vez que seus esporos permanecem no solo por vários anos. Os esporos provêm de animais carbunculosos enterrados, sem o devido cuidado e trazidos à superfície pelas minhocas. As fezes e sangue dos animais que estiverem na pastagem são infectados.

O carbúnculo é comum de equinos mantidos em regime de pasto, mas pode surgir em estábulos por feno contaminado.A doença é ocorrente em qualquer região, mas tem aparecido mais em terrenos pantanosos e áreas com muita matéria orgânica em decomposição, lugares onde os esporos vivem por tempo prolongado. Os bacilossão pouco resistentes ao calor e à dessecação.

Quando os equinos são acometidos apresentam fortes cólicas, edema do peito, pescoço e da região faringeana, depressão, febre alta, dispneia, edemas subcutâneos no tórax e no pescoço, cólicas, faringite, hemorragia nasal e manqueira.

A doença é evitada com a vacinação que deve ser escolhida pelo médico veterinário, pois depende da região e situação que se apresenta.

 

Fonte: www.saudeanimal.com.br

 

Terapêutica clínica e cirúrgica nas claudicações.

Principais enfermidades causadoras de claudicação.

 



Atualizado em: 17 de dezembro de 2018

Artigos Relacionados com Equinos: