Síndrome Urológica Felina

A Síndrome Urológica Felina é uma doença que atinge milhares de animais em todo o mundo, sobretudo na faixa entre 2 e 6 anos, principalmente machos, embora não seja muito conhecida.

Os principais sinais dos portadores desta enfermidade são a dificuldade em urinar, seguido de dores.

Muitos itens estão relacionados ao surgimento desta doença, como inflamação na bexiga (cistite), idade avançada, obesidade, estresse, tumores, alimentação errada, vírus, dentre outros, sendo que não há uma definição totalmente clara sobre a real causa dentre da literatura médica.

O tratamento passa pelo uso de antibióticos e anti-inflamatórios, porém, alguns hábitos podem ajudar a prevenir a doença, como incentivar o animal a se exercitar, hidratação correta, dentre outras.

A doença deve ser tratada rapidamente, pois tende a se agravar, sendo que cabe ao médico veterinário prescrever o melhor caminho para a cura.

Em casos mais graves muitas vezes é necessária a intervenção cirúrgica, desta forma o médico veterinário deve estar preparado e conta com auxilio dos instrumentais específicos para a cirurgia. Confira.

Fonte: Canal do Pet

Artigos Relacionados com Clínica Cirúrgica em Pequenos Animais: