Você sabe o que é a síndrome do cão braquicefálico?

Síndrome do cão braquicefálico, é uma doença caracterizada pela variedade de condições patológicas e anomalias anatômicas no corpo do animal, principalmente as vias aéreas, patologia que afeta, sobretudo o palato mole, que se torna mais alongado. O órgão, que é responsável por separar a cavidade nasal da oral, passa a interferir na respiração, causando estreitamento na passagem do ar e desconforto no animal.

Existem animais com maior propensão a este problema, sendo que os sinais mais comuns da enfermidade podem ser observados quando o animal passa engasgar-se com frequência, possui dificuldade na deglutinação, roncos, desmaios (em casos mais avançados), dentre outros sinais.

O tratamento deve ser realizado com um procedimento específico, chamado ressecção cirúrgica, contando com a anestesia.

Desta forma é muito importante contar com um profissional capacitado e que a operação seja realizada o mais breve possível, já que o problema tende a se agravar com o passar do tempo.

A cirurgia é relativamente simples, no entanto deve ser executadas por profissionais capacitados, contando com o auxilio de equipamentos adequados. Confira.

Fonte: Abrabull

Artigos Relacionados com Clínica Cirúrgica em Pequenos Animais: