Tremores musculares em cães

Quem nunca se deparou com um cão tremendo? Esta reação extremamente comum tem várias razões. Algumas podem ser resultados de situações corriqueiras, outras podem revelar algo mais sério. Por isso, a informação pode ser uma grande aliada neste momento, pois entender o motivo pode inclusive salvar a vida do animal.

Um dos motivos pode ser simplesmente o frio, como acontece com todos os seres vivos diante de baixas temperaturas. Neste caso, garantir um local onde o cão possa estar aquecido será o suficiente para sanar o problema e uma obrigação do proprietário do animal.

A febre é também um fator que contribui para as tremedeiras. Neste caso é aconselhável buscar um médico veterinário para avaliar a temperatura, por meio de um termômetro.

Outro fator é a medicação, que pode contribuir para este tipo de reação. Para isso é importante que se leia a bula para conferir as reações adversas.

A artrite pode gerar também tremores, sendo que nestes casos é aconselhável seguir o tratamento apropriado e deixar o animal em repouso.

A lista de possíveis motivos, desta forma, é grande, sendo que dores, problemas musculares, razões emocionais e psicológicas, velhice, intoxicações e hipoglicemia também podem fazer o cão tremer.

Diante destes sinais é aconselhável levar o animal a um médico veterinário, pois o tremor, em alguns casos, pode também significar doenças muito graves.

Há também várias enfermidades perigosas que podem desencadear esta reação, como a encefalite dentre outras doenças neurológicas.  Estas, para serem identificadas, necessitam de exames mais elaborados como a radiografia e conta com a presença de um profissional altamente especializado.

 

Agora você já sabe as razões pelas quais um cachorro tem tremores, é importante que sabia também quais são os métodos utilizados para o diagnóstico. Clique e confira.

Fonte: Meus Animais

Artigos Relacionados com Clínica Médica em Pequenos Animais: