Transferência de embriões em bovinos

tranferência de embriões em bovinosA transferência de embriões (TE) em bovinos é uma biotecnologia que se baseia no princípio da multiplicação da progênie de fêmeas pré-selecionadas e consideradas superiores dentro do rebanho. A técnica da TE desenvolveu-se rapidamente pelas vantagens obtidas no procedimento como o melhoramento genético rápido e eficaz, ocasionando maiores ganhos econômicos. Porém, a TE tem o custo relativamente caro, sendo mais recomendável em rebanhos amplos que tem variabilidade genética de grande valor comercial.

Após a escolha das fêmeas, que serão as doadores e receptoras observando o controle zootécnico, sanitário e nutricional, há a coleta de embriões das doadoras que em seguida é transferido as receptoras ou que também poderá ser congelado para uso futuro.

A importância do melhoramento genético nos rebanhos proporciona o melhor aproveitamento das qualidades da fêmea escolhida como doadora, multiplicando seu material genético significativamente, o que não seria possível na reprodução comum. A transferência de embriões oferece vantagens como a seleção de mães de touros para inseminação, aumento do número de descendentes geneticamente superiores, redução do intervalo entre gerações e aumento da velocidade do melhoramento.

Para o sucesso do processo é necessário que os profissionais sejam capacitados, pois a técnica é complexa e requer experiência e habilidade, além de todos os cuidados higiênicos e materiais.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Transferência de Embriões em Bovinos

TE em bovinos



Atualizado em: 10 de julho de 2013