A cardiologia veterinária avançou consideravelmente nos últimos anos, sobretudo em virtude do desenvolvimento de equipamentos capazes de oferecer oportunidades de diagnósticos com maior exatidão. Um destes avanços se deu, sem dúvida, através das técnicas que possibilitaram a geração de imagens do sistema cardíaco.
Uma destas é através da radiografia torácica simples, capaz de proporcionar ao profissional identificar as densidades, anomalias e todas as informações pertinentes.
Assim, juntamente com a ultrassonografia, que fornece informações complementares sobre as estruturas do órgão, estas duas ferramentas se complementam.
Tais métodos não invasivos, somados a um plano terapêutico e a outros exames, vem salvando vidas em todo o mundo. São, em conjunto, quase que unanimidade nos procedimentos da cardiologia veterinária.
Porém, todos estes recursos dependerão da interpretação, conhecimento e experiência do profissional como fatores diferenciais para a cura do paciente.
Entenda mais sobre a cardiologia na medicina veterinária de pequenos animais e os principais aparelhos de radiologia utilizados. Clique aqui.
Fonte: Considerações da Avaliação Cardiológica na Radiografia Simples