Afecções orais em felinos

Doenças dentárias mais comuns nos gatosAs afecções orais que acometem os felinos são a doença periodontal, fraturas dentárias, fraturas de mandíbula e maxilar, tumores, dentes de leite que não caem, este mais difícil de ocorrer.Porém, as afecções mais frequentes são a lesão reabsortiva dos felinos (LROF) e o complexo-gengivite-estomatite-faringite.

Na lesão reabsortiva os dentes permanente sofre um tipo de reabsorção, que na maioria das vezes se inicia no colo dental, podendo reabsorver todo o dente. A doença causa inflamação, vermelhidão e sangramento da gengiva ao redor do dente, que apresenta aspecto de dente corroído e em consequência os gatos perdem o apetite e há salivação intensa. O tratamento indicado é a extração dos dentes adoecidos, uma vez que as causas da doença são desconhecidas.

No complexo-gengivite-estomatite-faringite ocorre grande inflamação da gengiva, língua, palato e fundo da garganta, os animais também perdem o apetite, tem salivação intensa e espessa, mau hálito, o dificuldade em fazer as atividades fisiológicas, o humor fica alterado e o animal prostra. O tratamento também é a extração do dente, mas de maneira mais agressiva, já que é preciso fazer a extração de todos os dentes que estão para trás das presas.

 

Quais as técnicas de bloqueios anestésicos em cavidade oral?

Quais as principais afecções orais ocorrentes em pequenos animais?

Equipamentos odontológicos com ótimos preços.Confira!

 

 

Fonte: Vet Dent

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

 

Conheça o Curso de Odontologia em Pequenos Animais

odontologia em pequenos animais