Animais também precisam fazer exames laboratoriais

principais-exames-laboratoriais-em-pequenos-animaisO avanço da medicina veterinária permite que atualmente seja feito vários exames em animais que antes era realizado somente em humanos. Atualmente, laboratórios clínicos especializados oferecem diversos exames para os bichinhos de grande, médio e pequeno porte.

A veterinária Maria Isabel Lefèvre Gragnani, proprietária do Qualivet destaca “assim como no homem, mesmo que o bichinho não apresente nenhum sintoma clínico, é bastante prudente que sejam feitos exames rotineiros, pois a prevenção certamente é o melhor remédio para a saúde dos nossos amigos. E, se detectada alguma doença no início, entra-se logo com o tratamento, aumentando as chances de cura do animal”.

A realização de exames como hemograma, de dosagens bioquímicas e de exames parasitológicos de pele e fezes, podem ser descobertas moléstias como diabetes, insuficiência renal, anemias, doenças de pele e tumores.

Segundo a especialista, tanto os filhotes como os animais já em idade avançada devem fazer exames laboratoriais. “Ao adquirir um filhote, seja ele comprado ou adotado, de raça ou sem raça, é importante que o veterinário responsável pelo atendimento desse bichinho solicite um hemograma e um exame de fezes, porque esse animal, por ter convivido com outros, pode apresentar parasitas intestinais, que podem ser tratados com vermífugos comuns, antes de ocasionarem diarreia, vômitos e até mesmo anemia. Já os pacientes geriátricos, por sua vez, podem apresentar várias doenças associadas ao avanço da idade, que não apresentam sintomas”.

Maria Isabel ressalta que para a realização de qualquer exame é necessário um pedido feito por um veterinário, pois é o profissional quem sabe quais são os testes necessários, após realizar exames físicos no cão e gato, principalmente.

Conforme o tipo de teste, na maioria dos laboratórios, os resultados podem ser obtidos no mesmo dia. “Apenas os exames mais completos precisam de um tempo maior para ser feito e podem demorar até uma semana”, acrescenta a especialista.

Fonte: Qrevista

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Realização e Interpretação dos Principais Exames Laboratoriais em Pequenos Animais

 



Atualizado em: 23 de janeiro de 2013