As doenças oculares estão presentes na vida de muitos animais domésticos. Uma delas e de característica hereditária mais comum em cães é, sem dúvida, a Atrofia Progressiva da Retina, enfermidade que atinge especificamente o campo responsável pela formação das imagens.
Alguns animais possuem maiores pré-disposição do que outros para desenvolvê-la, e com o passar dos anos, a doença pode levar a cegueira.
É importante ao proprietário do animal ficar atento aos sinais apresentados pelo pet, como se chocar com frequência contra os objetos e paredes, e todas as outras situações que demonstram a dificuldade do animal em enxergar, principalmente nos períodos noturnos.
O diagnóstico deve ser realizado por um profissional especializado em oftalmologia, sendo que, infelizmente, não há tratamento para a doença, sendo os cuidados com o animal essenciais nesses casos.
O animal costuma se adaptar com a cegueira, e passa a aguçar outros sentidos, como a audição e olfato. Se o cão for um reprodutor, existe a possibilidade dos filhotes também terem a doença, por isso o cruzamento, neste caso, não é aconselhável.
Profissional veterinário, já pensou em se capacitar na área da oftalmologia de pequenos animais? Essa entre muitas outras é uma área de grande expansão!
Não fique de fora desse mercado competitivo e se destaque como o melhor. Confira algumas dicas de como ampliar seu conhecimento sobre o assunto. Clique aqui.
Fonte: Portal do Dog