A World Society for the Protection of Animals (WSPA), presente em 156 países, decidiu investir em uma campanha global para incentivar a vacinação de cães e gatos, como melhor forma de prevenir a raiva.
Mais de 55 mil pessoas morrem no mundo, por ano, em decorrência da doença, segundo dados divulgados por essa ONG. Além disso, 38 animais são mortos, a cada minuto, na tentativa de conter a disseminação da doença.
A campanha denominada “Coleiras Vermelhas” é um apelo aos governantes dos mais diversos países para que invistam em programas de vacinação em massa. “Um mundo sem raiva não necessariamente é um mundo sem cães”, explica Ray Mitchell, diretor da WSPA para campanhas, em nível internacional.
Apesar de ainda enfrentar problemas com a raiva animal, o Brasil se destaca no controle da doença, há mais de três décadas. O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle da Raiva (PNCR), desde 1973, promove a vacinação, em massa, de cães e gatos, gratuitamente”, afirma Rosangela Ribeiro, gerente de programas veterinários da WSPA Brasil.
A “Coleiras Vermelhas”, para atingir o seu objetivo, propõe a formalização de parcerias entre organizações voltadas ao bem-estar animal e agências governamentais, nas áreas de saúde, educação e saúde publica.
Fonte: Globo rural
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça Curso de Anestesias em Pequenos Animais