Caracterização dos sintomas e tratamento da artrose em cães

Luxação de patela em cães e a necessidade de intervenção cirúrgicaA artrose é uma doença degenerativa e não inflamatória, que afeta as articulações, causando dor e incapacidade progressiva, podendo levar a destruição da articulação e causa uma deformidade na região afetada.

A artrose também afeta os cães, sendo que os mais velhos estão mais sujeitos a quadro, como o avanço da idade as articulações se desgastam e causam deformidade nas extremidades dos ossos e a consequente perda da cartilagem.

Os animais acometidos pela doença sofrem com dores ao se levantar em dias frios, podendo até mancar; andar cambaleante; alterações na postura; falta de ânimo para brincar; lentidão na locomoção e dificuldade em fazer as necessidades fisiológicas. Quando os sintomas são observados o animal deve ser levado à clínica médica para posterior avaliação do médico veterinário, com o uso da radiografia simples a artrose é diagnosticada.

O tratamento da artrose se dá com a conservação das articulações ainda saudáveis, já que as articulações desgastadas não podem ser recuperadas. O tratamento é feito a base de medicamentos específicos e fisioterapia, a acupuntura é um bom complemento na redução da dor. Porém, a melhor forma de tratamento é a prevenção da artrose através da prática diária de atividades físicas.

Veterinário: Saiba como conquistar o seu sucesso profissional. Confira

Monte sua clínica com equipamentos de qualidade e ótimos preços. Clique aqui

Quer saber como tratar as principais doenças em pequenos animas. Saiba Mais!

Fonte: Revista Meu Pet

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

emergencias e protoatendimento em caes e gatos