Mais do que animais domésticos, cães e gatos estão sendo considerados, cada vez mais, como entes queridos de seus proprietários. Em virtude disso, podemos perceber uma clara preocupação, jamais vista antes, com a saúde destes animais.
Hoje em dia é comum consultas médicas de rotina, sendo o sistema cardiovascular uma das maiores preocupações, já que representa mais de 10% das enfermidades sofridas pelos pets.
Algumas raças, aliás, possuem maior predisposição para doenças cardiovasculares do que outras. A degeneração valvular, arritmias, cardiomiopatia, são alguns exemplos.
Tais problemas, se não forem devidamente tratados em tempo hábil, podem culminar com a morte súbita do animal.
Tosse, cansaço excessivo, fraquezas, desmaios são, por exemplo, alguns dos primeiros sinais de que algo não vai bem com o animal.
Diante desta situação é preciso que o profissional da área esteja preparado, conhecer a fundo as peculiaridades de cada raça, doenças, tratamentos, e, principalmente, ações de primeiros socorros durante as crises sofridas por estes animais.
Amplie seu conhecimento sobre a cardiologia de pequenos animais e saiba como atuar em clinicas e hospitais veterinários de forma eficaz. Confira.
Fonte: Vet Smart