Cientistas afirmam que comunicação entre elefantes é similar a dos homens

Os ruídos que permitem a comunicação entre animais, ao contrário do que muitos acreditam, não ocorrem sempre pela emissão das cordas vocais. Animais como o gato emitem um ronronar através de contrações musculares.

Cientistas pesquisaram as comunicações sonoras entre os elefantes africanos, até então, desconhecida a sua origem, e chegaram a uma conclusão interessante. Nos humanos utilizamos nossas pregas vocais para emitir sons e nos comunicar. Os grandes mamíferos africanos se comunicam usando uma estrutura semelhante às cordas vocais, e emitem um som de frequência extremamente baixa (infrassom), abaixo do que os humanos podem ouvir completamente.

O estudo da análise da laringe dos elefantes, publicado na revista Science, ocorreu por meio de um mecanismo que imitava o fluxo de ar nos pulmões, induzindo os movimentos das “cordas vocais” e a vibração de baixa frequência.

Christian Herbst, coordenadora da pesquisa da Universidade de Viena, disse que os pesquisadores também encontraram um padrão não linear no modo como as “cordas vocais” dos elefantes vibram, assim como nos seres humanos.

Essas irregularidades geralmente ocorrem quando os bebes choram ou quando cantores de heavy metal gritam, por exemplo. “Isso também pode ser observado em jovens elefantes, em situações de extrema excitação”, disse Herbst.

Fonte: Portal Exame

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Cólica Equina

 

 

 



Atualizado em: 10 de agosto de 2012