Como cuidar da higiene do animal de estimação

Para garantir maior longevidade para o animal o proprietário precisa compreender que os animais de estimação, assim como os humanos precisam de cuidados com a higiene como: tomar banho, cortar as unhas, limpar as orelhas, aparar os pelos, e até mesmo escovar os dentes. Esses cuidados garantem também a saúde e bem-estar de toda família.

Em um animal limpo é mais difícil o acumulo de micro-organismos, como as bactérias, que podem transmitir doenças a você e todas as pessoas que convivem com o animal.

Separamos algumas dicas para você cuidar melhor da saúde do seu animal e consequentemente da sua família:

  • Limpe os olhos do cão todos os dias, mas nunca use objetos pontiagudos, pois muitas vezes eles se debatem, e dessa maneira você poderá machucá-lo.
  • Para a limpeza das orelhas basta fazer um rolinho de gazes ou com um pedaço de pano e limpar superficialmente. Cachorros com grandes orelhas costumam ter mais problemas que os de orelha pequena.
  • Além do banho semanal é interessante levar o animal para uma tosa higiênica, onde serão retirados os pelos das partes intimas do animal, facilitando assim que ele se limpe, e que diminua a disseminação de bactérias, fungos e micoses.
  • Para cortar as unhas leve em um veterinário, é preciso cortar somente as pontinhas.
  • O animal deve ser acostumado a escovar os dentes desde cedo, isso permite que as gengivas e os dentes fiquem saudáveis por mais tempo, evitando o tártaro e as bactérias, além de eliminar bafo desagradável.

Com essas dicas você evitará o surgimento de problemas decorrentes por doenças causadas pela falta de cuidado e higiene, além do mais você evitará  que o  cão transmita  doenças para toda família.

Fonte: Mundo do Cachorro

Adaptação: Revista Veterinária

Curso de Dermatologia em Pequenos Animais

 



Atualizado em: 24 de dezembro de 2012