Conheça a raça de gatos Chantilly-Tiffany

Originário dos Estados Unidos da América e do Canadá, Chantilly, também conhecido como Tiffany, é uma raça de gatos. Felino de médio porte, com variantes dos pelos dos asiáticos e birmaneses tipos europeus, nativos do Canadá e também EUA.

Derivado, talvez, do cruzamento entre persa chinchila e birmanês asiático, em que aparecem um ou dois gatos em tons castanho chocolate. Outra suposição a respeito de sua origem seria a mistura de Angorá Turco, de Havana Brown, Nebelung e Somália.
Esta raça é considerada a versão de pelos longos da Birmânia (e asiáticos).

O conhecimento da raça aconteceu por volta de 1969, numa ninhada de seis filhotes, todos da mesma cor chocolate, o que levou a criadora Jennie a defini-la como aliada ao Birman.

Além disso, SigneLund, um criador da Flórida e do Birman, introduziu esse tipo de gato. Associou a raça ao seu programa de criação de gatos sagrados da Birmânia, e, em seguida, suprimiu seus registros, em função da sua raridade.

Por volta de 1988, TratacyOraàs, canadense de Alberta, restaurou a raça, misturando-a com outras, afirmando ser, provavelmente, uma ramificação do Angorá Turco. Deu-lhe, então, o nome Tiffany. Isso ocorreu, devido a um programa de melhoramento contínuo, naquele país.

Na Grã-Bretanha, em várias exposições de gatos, ele também emprestou o nome de Chantilly, dando o atual nome completo: Chantilly-Tiffany, embora, ainda hoje, essa raça seja pouco conhecida.

 

Por: Dalva Amaral

Fonte: gatosgatinhosgatoestudodebom.blogspot.com

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

 

Conheça o Curso de Interpretação Ultrassonográfica em Pequenos Animais



Atualizado em: 30 de janeiro de 2012