Convulsões afetam o sistema nervoso dos potros recém-nascidos

Em casos de convulsões em potros recém-nascido o médico veterinário deve ser chamado imediatamente, a fim de garantir a saúde e vida do animal. Existem várias causas físicas nos potros podendo ser considerado como síndrome do mau ajustamento neonatal.

Normalmente essa anomalia é causada por golpes na cabeça, ou ainda por bexiga rompida que impedi a passagem das primeiras fezes, causando dores fortes no animal. Conhecida também como água no cérebro ou hemorragia cerebral, afeta o sistema nervoso pela falta de oxigênio.

Os sinais são visíveis, pois, o potro apresenta dificuldade em se mover, colapsos, podendo até mesmo latir como um cão, distorções faciais parciais e os olhos ficam piscando.

A convulsão causada pela bexiga rompida pode acontecer em até 12 horas após o nascimento do animal, consequentemente afetando o sistema nervoso. Caso o animal não seja socorrido ele pode morrer. Os problemas do sistema nervoso nem sempre tem tratamentos, porém, muitos animais conseguem atingir a vida adulta sem apresentar sinais da anomalia.

 

Ao se notar esses sinais descritos acima o proprietário deve recorrer a um médico veterinário qualificado na área. Saiba mais.

Fonte: Ehow